Dois golos do brasileiro Lima, na segunda parte, permitiram hoje ao Benfica vencer em casa o “lanterna vermelha” Olhanense e selar, a duas jornadas do fim, o seu 33.º título de campeão nacional de futebol.
Depois de muitos minutos de angústia, pautados por falhanços um pouco para todos os gostos, Lima materializou a necessária vitória num espaço de quatro minutos, aos 57 e 60, num Estádio da Luz repleto, com quase 65.000 espetadores.
Com o triunfo de hoje, o 11.º consecutivo na prova, o Benfica manteve sete pontos de avanço sobre o Sporting, que havia adiado sábado a festa, ao vencer por 1-0 o Belenenses, no Restelo, quando só há seis por disputar.
Desta forma, o “onze” de Jorge Jesus “cumprirá calendário” na receção ao Vitória de Setúbal e no Dragão, frente ao FC Porto, podendo concentrar-se nas outras provas, nomeadamente a Liga Europa, com receção à Juventus, na quinta-feira, em encontro da primeira mão das meias-finais.
Os “encarnados” acabam também, e em definitivo, com os “fantasmas” da época passada, em que, num ápice, perderam o campeonato, a Taça de Portugal e a Liga Europa, arruinando uma temporada 2012/2013 que está a decorrer ao nível da atual.
A vitória do Benfica deixa, igualmente, quase tudo definido na parte superior da tabela, um dia depois de o Sporting garantir, com um penálti de Adrien, aos 52 minutos, o segundo lugar e o consequente apuramento para a fase de grupos da “Champions”.
Por definir está o terceiro lugar, mas o FC Porto pode selá-lo segunda-feira, caso triunfe na receção ao Rio Ave, que garantiu hoje, com o título “encarnado”, a presença na Supertaça, que junta às finais da Taça de Portugal da Taça da Liga.
Caso os “dragões” triunfem, o Estoril-Praia fica sem hipóteses de chegar ao terceiro posto, mas já garantiu a Liga Europa, pois, na pior das hipóteses, será quarto, repetindo a sua melhor temporada de sempre (quarto em 1947/48).
Para isso, bastou aos “canarinhos” empatar a zero no reduto do Gil Vicente, num embate em que jogaram com menos um desde os 10 minutos, por expulsão do guarda-redes Vagner.
Na Liga Europa, está também o Nacional, que goleou fora o Paços de Ferreira por 5-0, com um “hat-trick” do ex-paços Mario Rondon, e selou o quinto lugar, juntamente com o Rio Ave, no seu caso via Taça de Portugal – finalista com o Benfica.
Na parte inferior da tabela, tudo ficou na mesma para os três últimos, que perderam: assim, o Belenenses continua no 14.º lugar, com 24 pontos, o Paços de Ferreira é 15.º, com 23, e o Olhanense 16.º e último, com 21.
A ronda que selou o 33.º título do Benfica fecha segunda-feira, com o FC Porto a receber o Rio Ave e o Vitória de Setúbal como anfitrião do Sporting de Braga, num jogo para cumprir calendário.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.