O selecionador de futebol da Bósnia-Herzegovina, Safet Susic, divulgou hoje a lista de 24 convocados para o Campeonato do Mundo de 2014, que inclui o avançado Edin Dzeko, do Manchester City, e o sobrinho do técnico.
A seleção bósnia, que vai defrontar no Grupo F da competição Argentina, Nigéria e Irão, de Carlos Queiroz, foi a primeira a anunciar os “eleitos”, dos quais ainda vai ser excluído um jogador para a fase final.
Dzeko, do Manchester City, é a principal referência da seleção da Bósnia-Herzegovina, que conta apenas com mais um avançado, caso de Vedad Ibisevic, do Estugarda, numa lista em que se destacam o defesa Emir Spahic (Bayer Leverkusen), o guarda-redes Asmir Begovic (Stoke City) e os médios Miralem Pjanic (Roma), Zvjezdan Misimovic (Guizhou Renhe) e Senad Lulic (Lazio).
O médio Tino-Sven Susic (Hajduk Split), filho do antigo internacional jugoslavo Sead Susic e sobrinho do atual selecionador, que apenas em uma ocasião vestiu a camisola da seleção principal da Bósnia-Herzegóvina faz também parte desta lista inicial de eleitos para o Mundial2014, assim como o defesa Mensur Mujdza, que recupera desde março de uma entorse dos ligamentos do tornozelo.
"Nós devemos ter um objetivo e o objetivo é tentar chegar à segunda fase e conseguir a qualificação para os oitavos de final. Vamos jogar pelo segundo lugar no Grupo e eu acredito que poderemos estar entre as melhores 16 seleções no Brasil", afirmou o selecionador bósnio, na conferência de imprensa de divulgação dos 24 convocados, que se vai tornar definitiva a 02 de junho, quando forem reduzidos a 23 jogadores.
A antiga república jugoslava, que se tornou independente em 1992, vai estrear-se em fases finais de Campeonatos do Mundo, conta com o defesa Muhamed Besic, dos húngaros do Ferencvaros, para "travar" Lionel Messi.
"Ele é o único entre os nossos 24 que pode parar Messi", frisou Susic.
A seleção da Bósnia-Herzegovina vai concentrar-se em Sarajevo em 15 maio, partindo a 27 de maio para os Estados Unidos, onde vai defrontar, em jogos particulares, a Costa do Marfim, em 30 de maio, e o México, quatro dias depois.
Lista dos 24 convocados:
Guarda-redes: Asmir Begovic (Stoke City, Ing), Jasmin Fejzic (Aalen, Ale) e Asmir Avdukic (Borac Banja Luka).
Defesas: Emir Spahic (Bayer Leverkusen, Ale), Sead Kolasinac (Schalke 04, Ale), Ermin Bicakcic (Eintracht Braunschweig, Ale), Ognjen Vranjes (Elazigspor, Tur), Toni Sunjic (Zorya Lugansk, Ucr), Avdija Vrsajevic (Hajduk Split, Cro), Mensur Mujdza (Friburgo, Ale) e Ervin Zukanovic (Gent, Bel)
Médios: Zvjezdan Misimovic (Guizhou Renhe, Chn), Haris Medunjanin (Gaziantepspor, Tur), Miralem Pjanic (Roma, Ita), Sejad Salihovic (Hoffenheim, Ale), Senad Lulic (Lazio, Ita), Izet Hajrovic (Galatasaray, Tur), Senijad Ibricic (Erciyesspor, Tur), Edin Visca (Istanbul BB, Tur), Tino Susic (Hajduk Split, Cro), Muhamed Besic (Ferencvaros, Hun) e Anel Hadzic (Sturm Graz, Aut)
Avançados: Edin Dzeko (Manchester City, Ing) e Vedad Ibisevic (Estugarda, Ale).