A Alemanha é adversária de Portugal no Grupo G da primeira fase do Mundial2014, estreando-se precisamente com a seleção das “quinas”, a 16 junho, em Salvador. Estados Unidos e Gana completam o agrupamento.
A ausência de Mario Gomez e a inclusão de seis jogadores que nunca atuaram pela seleção são os grandes destaques da lista de 30 pré-convocados do selecionador alemão de futebol, Joachim Low, para o Mundial2014, divulgada hoje.
Na lista preliminar, que posteriormente terá de ser reduzida a 23 jogadores, o selecionador alemão também incluiu - para o que poderá ser o seu quarto mundial - o avançado Miroslav Klose, a um mês de completar 36 anos.
Klose (68 golos em 131 internacionalizações) está a um remate certeiro de igualar o brasileiro Ronaldo como o jogador com mais golos nas fases finais dos Mundiais, com 15.
"O Miroslav é o máximo goleador da Alemanha em Mundiais e pode tornar-se no mais bem sucedido goleador dos Mundiais em toda a história do futebol", salientou Low numa nota divulgada no site oficial da federação alemã de futebol.
Low acrescentou que Klose "tem mostrado ao longo da sua carreira que é capaz de se preparar num curto espaço de tempo”, pelo que não tem “qualquer dúvida de que neste voltará a ter sucesso", numa referência às lesões que têm afetado o avançado da Lazio de Roma.
O campeão alemão e ainda campeão da Europa, Bayern Munique, domina a lista dos 30 pré-convocados, com sete jogadores (Manuel Neuer, Jerome Boateng, Philipp Lahm, Mario Goetze, Toni Kroos, Thomas Müller e Bastian Schweinsteiger), enquanto o vice-campeão alemão e europeu Borussia Dortmund conta com seis (Roman Weidenfeller, Erik Durm, Kevin Grosskreutz, Mats Hummels, Marcel Schmelzer e Marco Reus).
Além da "espinha dorsal" composta pelos futebolistas do Bayern Munique e do Dortmund, outros "homens fortes" de Joachim Low são Sami Khedira (recém regressado de lesão ao Real Madrid) e as três "estrelas alemãs" do Arsenal (Mesut Ozil, Lukas Podolski e Per Mertesacker).
De fora da lista ficam o experiente avançado Mario Gomez (Fiorentina, 59 internacionalizações), os guarda-redes René Adler (Hamburgo, 12 internacionalizações) e Ter Stegen (Moenchengladbach, mas apontado ao FC Barcelona) ou o médio Ilkay Gundogan (Borussia Dortmund, 8 internacionalizações).
Seis jogadores que nunca jogaram pela seleção principal alemã estão entre os 30 escolhidos: Erik Durm (Dortmund), Kevin Volland (Hoffenheim), Leon Goretzka (Schalke 04), Max Meyer (Schalke 04), Shkodran Mustafi (Sampdoria) e André Hahn (Augsburg).
Na apresentação da lista, Joachim Low referiu que as lesões entre os potenciais selecionáveis baralharam as suas escolhas, mas mostrou-se convicto de ter escalado "uma combinação" certa de experiência e juventude.
Low acrescentou que reduzirá esta lista "a 25 ou 26 nomes no espaço de uma semana ou após o jogo [de preparação] contra a Polónia", na terça-feira, em Hamburgo.
A seleção definitiva - 23 jogadores - será conhecida até 02 de junho.
Lista dos 30 pré-convocados:
Guarda-Redes: Manuel Neuer (Bayern Munique), Roman Weidenfeller (Dortmund) e Ron-Robert Zieler (Hannover).
Defesas: Jerome Boateng (Bayern Munique), Erik Durm (Dortmund), Kevin Grosskreutz (Dortmund), Benedikt Höwedes (Schalke04), Mats Hummels (Dortmund), Marcell Jansen (Hamburgo), Philipp Lahm (Bayern Munique), Per Mertesacker (Arsenal/Ing), Shkodran Mustafi (Sampdoria/Ita) e Marcel Schmelzer (Dortmund).
Médios: Lars Bender (Bayer Leverkusen), Julian Draxler (Schalke04), Matthias Ginter (Friburgo), Leon Goretzka (Schalke04), Mario Götze (Bayern Munique), André Hahn (Augsburgo), Sami Khedira (Real Madrid/Esp), Toni Kroos (Bayern Munique), Max Meyer (Schalke04), Thomas Müller (Bayern Munique), Mesut Ozil (Arsenal/Ing), Lukas Podolski (Arsenal/Ing), Marco Reus (Dortmund), Andre Schurrle (Chelsea/Ing) e Bastian Schweinsteiger (Bayern Munique).
Avançados: Miroslav Klose (Lazio/Ita) e Kevin Volland (Hoffenheim).