Os guerreiros de Diego Simeone conseguiram! A jogar em casa do Barcelona, o Atlético de Madrid mostrou força e classe para empatar (1-1), resultado que chegou perfeitamente para ganhar um título que lhe fugia desde a distante temporada de 1995-96. O Barça terminou em segundo lugar.
Numa partida jogada com grande intensidade, o Barcelona começou com a vantagem de contar com um Camp Nou lotado e a torcer pela sua vitória. Mas, do outro lado, os guerreiros de Diego Simeone. Uma equipa que conseguiu ser consistente durante toda a temporada, na Liga BBVA e na Champions League, contrariando os favoritos do costume.
Na primeira metade as coisas até correram bem para os 'colchoneros'. Aos 33 minutos, o Barcelona entrou decidido na área adversária e, de um ângulo apertado, Alexis Sanchez surpreendeu tudo e todos, batendo o gigante Thibaut Courtois com um remate forte e indefensável.
Mas o Atlético de Madrid não desmoralizou. A palestra de Diego Simeone ao intervalo valeu um título histórico, pois a sua equipa entrou claramente decidida e empatou a partida logo aos 49 minutos: Gabi apontou o canto e Diego Godín cabeceou sem qualquer hipótese para o fundo da baliza à guarda do veterano Pinto.
A partir desse momento, o nervosismo apoderou-se de todos os envolvidos na partida. Um golo do Atlético Madrid 'mataria' por completo o encontro e um tento do Barcelona valeria o título à equipa orientada por Gerardo Martino e comandada por Lionel Messi (que teve um golo bem anulado). Ele não aconteceu e o Atlético Madrid de Simeone fez História. 18 anos depois, voltou a erguer o título de campeão espanhol!
Neste contexto, o Atlético Madrid terminou uma temporada para jamais esquecer com 90 pontos, mais três pontos do que Barcelona e Real Madrid, respetivamente. Tendo em conta o confronto direto entre as duas equipas ao longo da temporada, o Barcelona acabou por ficar à frente do Real Madrid.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.