O selecionador da Grécia, o português Fernando Santos, divulgou hoje a lista final dos 23 convocados para o Mundial de futebol de 2014, afirmando que optou "por uma equipa equilibrada" em todos os sectores e com jogadores polivalentes.
"Sinto-me perfeitamente seguro com os 23 que escolhi, especialmente no meio-campo. Sei que posso contar com os jogadores do banco caso haja lesões ou precise de substituir alguém", declarou hoje o treinador português, durante a apresentação das escolhas para o Brasil.
Fernando Santos disse ter optado "por uma equipa equilibrada em todos os setores, com futebolistas que podem jogar noutras posições, caso seja necessário".
Da lista provisória de 30 jogadores, divulgada na semana passada, o técnico português cortou o guarda-redes do Apollon Alexandros Tzorvas, os defesas Avraam Papadopoulos (Olympiakos) e Nikos Karabelas (Levande), o médio do Kaiserslautern Kostas Fortounis, bem como os avançados Dimitris Papadopoulos (Atromitos), Nikos Karelis (Panathinaikos) e Stefanos Athanasiadi (PAOK).
No entanto, Santos deu uma oportunidade ao avançado Konstantinos Mitroglou (Fulham), cujo final de época (depois de sair do Olympiakos) ficou marcado por lesões.
Fernando Santos explicou que "o único critério na seleção foi ter jogadores que dessem segurança, não só tecnicamente como na sua condição física".
"Notámos que nos últimos jogos do Mitroglou no Fulham ele jogou 30 minutos e por isso considero que ele pode ajudar a equipa", acrescentou.
No Mundial, que se realiza de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil, a Grécia enfrenta Colômbia, Costa do Marfim e Japão na primeira fase no Grupo C.
Antes de embarcar para o Brasil, a Grécia joga este mês um particular contra Portugal (31 de maio). Em junho joga contra a Nigéria e a Bolívia.
"Estes são os jogadores que cumprem todos os requisitos para que possam fazer a diferença no Mundial", concluiu Fernando Santos.
Lista dos 23 convocados:
Guarda-Redes: Orestis Karnezis (Granada/Esp), Panagiotis Glykos (PAOK), Stefanos Kapino (Panathinaikos).
Defesas: Kostas Manolas (Olymopiakos), Jose Holebas (Olympiakos), Sokratis Papastathopoulos (Borussia Dortmund/Ale), Vangelis Moras (Verona/Ita), Giorgos Tzavellas (PAOK), Loukas Vyntra (Levante/Esp), Vasilis Torosidis (Roma/Ita).
Médios: Alexandros Tziolis (Kayserispor/Tur), Andreas Samaris (Olympiakos), Giannis Maniatis (Olympiakos), Kostas Katsouranis (PAOK), Giorgos Karagounis (Fulham/Ing), Panagiotis Tachtsidis (Torino/Ita), Giannis Fetfatzidis (Genova/Ita), Lazaros Christodoulopoulos (Bologna/Ita), Panagiotis Kone (Bologna/Ita).
Avançados: Dimitris Salpingidis (PAOK), Giorgios Samaras (Celtic/Esc), Konstantinos Mitroglou (Fulham/Ing), Theofanis Gekas (Konyaspor/Tur).