As ligações aéreas e ferroviárias para trazer adeptos do Real Madrid e do Atlético de Madrid para a final da Liga dos Campeões de futebol, no sábado, em Lisboa, vão ser reforçadas, assim como os transportes públicos na capital portuguesa.
A transportadora rodoviária Carris avançou recentemente à Lusa que vai ter um serviço direto de autocarro entre o Rossio e o Calhariz de Benfica, nas imediações do Estádio da Luz, onde decorrerá o jogo.
O Metropolitano de Lisboa, por sua vez, vai reforçar a oferta nas linhas Azul, Amarela e Vermelha, passando a circular durante todo o dia 24 com composições de seis carruagens.
A Federação Portuguesa de Futebol comprou 34.000 bilhetes válidos no Metropolitano de Lisboa (ML) e na Carris para sábado, dia do jogo.
A CP – Comboios de Portugal e a espanhola Renfe lançaram uma oferta especial de transporte ferroviário entre Madrid e Lisboa, com o objetivo de reforçarem as alternativas de viagem para os adeptos espanhóis que estarão em Lisboa.
Na terça-feira, fonte da Renfe disse à Lusa que tinham sido vendidos 1.900 dos 2.120 lugares disponíveis.
O dispositivo especial, que foi negociado com as autoridades ferroviárias portuguesas, prevê a separação dos adeptos nos comboios adicionais, noturnos e diurnos, num modelo organizado em colaboração com as forças de segurança, que deverão acompanhar a viagem.
Os adeptos do Atlético de Madrid vão embarcar na estação de Atocha, na capital espanhola, e terão como destino a Gare do Oriente, enquanto os adeptos do Real Madrid sairão da estação de Chamartin e terão como destino Santa Apolónia.
Os comboios noturnos vão sair de Madrid na noite de sexta-feira, chegando a Lisboa ao início da manhã de sábado.
O regresso a Madrid acontecerá depois da final no estádio da Luz, com exceção do comboio Lusitânia, que regressará às 21:18 de domingo.
Os taxistas não esperam um grande aumento de clientes, como afirmou recentemente o presidente da ANTRAL - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros à Lusa.
“A maioria vem já com transporte programado - ou em transporte próprio ou com as viagens em Lisboa programadas e já compradas”, afirmou Florêncio Almeida.
No que respeita às ligações aéreas, a Iberia anunciou a programação de 22 voos adicionais na rota Madrid-Lisboa entre hoje e 25 de maio, oferecendo assim 12 mil assentos, mais 124% do que o normal.
Fonte da empresa disse à Lusa que a Iberia transportará ainda a equipa do Real Madrid em quatro voos 'charter' [fretado], a que se somam oito outros voos 'charter' comerciais e 10 voos regulares adicionais.
A empresa aumentou ainda o tamanho dos aviões normalmente usados na rota para poder acomodar o maior número de passageiros que já se previam.
Já fonte da TAP em Madrid explicou, recentemente, à Lusa que a companhia aérea "otimizou" os aviões que vai utilizar na rota entre as duas capitais nos dias antes e depois da final para poder transportar mais passageiros, sem que tenha aumentado o número de voos.
Também a easyJet não previa reforçar o número de ligações a Lisboa, mas esperava que os voos entre Madrid e Lisboa nos dias antes e depois da final da Liga dos Campeões registassem uma taxa de ocupação de 100%, disse fonte da empresa à Lusa.
A final da Liga dos Campeões de futebol, que opõe o Real Madrid ao Atlético de Madrid, está agendada para sábado, a partir das 19:45, no estádio da Luz (Benfica), em Lisboa.