Pedro Palma, do Galitos, e Ana Santos, do Águias de Alpiarça, foram os vencedores do X Triatlo Cidade de Fundão, prova pontuável para a Taça de Portugal da modalidade.
Pedro Palma saiu da prova de natação fora dos dez primeiros, mas recuperou no ciclismo e no atletismo assumiu a liderança, até ao final.
"Acabou por correr bastante bem. Na natação fiquei aquém do que consigo fazer, o que me obrigou a fazer um ciclismo forte. Depois, na corrida, foi só controlar", disse Pedro Palma, em declarações à agência Lusa.
O atleta, que ambiciona estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, aposta agora tudo na etapa do México da Taça do Mundo, com a expectativa de entrar no programa de alto rendimento da federação.
O triatleta do Galitos terminou a competição em 59 minutos e 29 segundos. Danilo Pimentel cortou a meta 29 segundos depois e Filipe Azevedo 33 segundos mais tarde.
No sector feminino o pódio ficou composto por Ana Santos, do Águias de Alpiarça, Melanie Santos, do Alhandra, e Ana Ramos, do CAPGE.
"Tivemos aqui atletas de grande nível, de muita qualidade", sublinhou Fernando Feijão, presidente da Federação Portuguesa de Triatlo.
Ausentes estiveram João Silva, João Pereira e João Arraiolos, que na próxima semana participam, em Londres, no WTC.
Bruno Pais, vencedor das primeiras oito edições da prova, também não marcou presença na competição do Fundão, de onde é natural, por se estar a preparar para maiores distâncias.
"Os nossos atletas têm dificuldade em conciliar as provas nacionais com o calendário internacional. O contexto não o permite", nota o presidente da federação.
No X Triatlo do Fundão participaram 200 atletas. Para a prova jovem de duatlo, pontuável para o Campeonato Nacional Jovem de Clubes, à tarde, estão inscritos 350 atletas.
Fernando Feijão, presidente da FPT, destaca o crescimento de mais de dez por cento ao ano de praticantes da modalidade e a existência de 35 escolas de formação em Portugal.