loading

Dirigente do Sporting diz que Academia de Toronto é referência para outras

A Academia do Sporting de Toronto, que está a comemorar três anos de existência, é já "um exemplo" para todas as outras escolas do clube, disse hoje à agência Lusa uma fonte da direção do Sporting.

Dirigente do Sporting diz que Academia de Toronto é referência para outras
Futebol 365

Luís Roque, vogal da direção do Sporting, e Aurélio Pereira, responsável pelo recrutamento do clube, estiveram nos últimos dias em Toronto, em representação do clube, nas comemorações do terceiro aniversário daquela que é a única academia fora de Portugal.

"Esta academia é um exemplo para todas as outras escolas do Sporting tem em Portugal e que pretende ter no mundo inteiro, porque faz-se aqui um trabalho extraordinário. Faz-nos orgulhar muito deste projeto", começou por afirmar Luís Roque no final do jantar evocativo da efeméride no sábado à noite.

O responsável revelou ainda que Academia do Sporting, por ser considerada uma das "melhores do mundo", tem tido muita procura em diversas partes do mundo, havendo "muitos projetos que poderão arrancar brevemente, nomeadamente na China e na Africa do Sul".

Aurélio Pereira, outro dos representantes “leoninos” que esteve em Toronto, manifestou-se "impressionado" com o que viu.

"Foi uma agradável surpresa ter encontrado aqui a extensão da nossa academia e constatar o trabalho de competência e de seriedade e com uma organização que me impressionou de sobremaneira. É uma academia que defende os valores do Sporting, onde estão cerca de 300 atletas, e tem vindo a crescer ano após ano", afirmou.

O homem forte do recrutamento do Sporting também recordou que estão em marcha "outros projetos (escolas e academias)", a juntar às 28 já existentes (27 em Portugal e uma em Toronto).

Pedro Dias, coordenador da academia em Toronto, fala de um marco "muito importante" devido à presença dos dois responsáveis “leoninos”, que reforça a "aposta" e "confiança" que o clube está a depositar naquela escola de formação.

O responsável destacou ainda a "responsabilidade social" da academia, que procura que todas as crianças "tenham as melhores condições possíveis" e proporciona apoio aos atletas que têm dificuldades financeiras, através de patrocinadores.

Pedro Dias também mostrou satisfação pelo atleta Lucas Dias, o "primeiro fruto" da escola em Toronto, e que rumará para a Academia de Alcochete. "Esperamos que seja o primeiro de muitos, é algo que considero natural, porque aqui em Toronto trabalhamos tão bem como nas outras 28 escolas”, afirmou.

Pedro Dias concluiu que no futuro, paralelamente às equipas masculinas, pretende criar equipas femininas, algo que "ambiciona", agora "há que materializar a ideia".

Durante a efeméride foram também atribuídas duas bolsas de estudo pela Caixa Geral de Depósitos no valor de 250 dólares (168 euros) cada uma, aos atletas do ano, 2013 (Jamal Sanca) e 2014 (Miguel Barbosa), um prémio com a denominação de Christopher McCurbin-Parkin, jovem atleta que faleceu durante um jogo, vitima de um problema cardíaco, há dois anos.

Durante o jantar foram também leiloadas t-shirts autografadas por alguns jogadores da seleção portuguesa e do Sporting, que permitiram um apoio em mais de 20 mil dólares (13 mil euros), que assim vão ajudar a academia a desenvolver as suas atividades.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?