São Paulo, que vai receber a abertura do Mundial2014 de futebol, é a maior cidade da América do Sul e principal polo financeiro e económico do Brasil.
Com mais de 11 milhões de habitantes no seu centro urbano – na área metropolitana são 19 milhões -, São Paulo é a mais populosa cidade sul-americana e uma das maiores do Brasil.
“Sampa”, como também é conhecido, é uma das cidades mais cosmopolitas do Mundo, albergando pessoas de mais de 70 nacionalidades, assim como de todos os estados do Brasil.
Capital do estado com o mesmo nome, São Paulo é também considerada a capital cultural e económica do país, com a sua Bolsa de valores a estar entre as 10 mais importantes do Mundo.
São Paulo concentra o maior número de empresas estrangeiras no Brasil e tem a principal economia do país, contribuindo para mais de 12 por cento do PIB.
Apesar de não ter praias, a capital paulista tem também atrações para os turistas, como o bairro japonês da Liberdade, o Parque do Ibirapuera ou o centro da cidade, sendo também possível escolher entre mais de 12.000 restaurantes.
Surgida de uma missão jesuíta ainda no século XVI, São Paulo foi elevada a cidade em 1711 e foi na capital paulista que Pedro I declarou a independência do Brasil, em 1822, embora só tenha sido reconhecida três anos depois.
O desenvolvimento da cidade deu-se, sobretudo, a partir do século XVIII, com a indústria do açúcar e com o comércio do café, tendo a faculdade de direito, constituída em 1828, também ajudado no crescimento da importância da cidade.
Já no século XX, com a II Guerra Mundial, São Paulo teve também um pronunciado crescimento industrial.
Ficha de São Paulo:
Estado: São Paulo.
Área: 1.522,985 km2.
População: 10.885.000 habitantes.
Densidade populacional: 7.760 hab/km2.
Fundação: 25 de janeiro de 1554.
Gentílico: paulista.
PIB per capita: 42.152 reais.
Altitude: 760 metros.
Distância para a capital: 1.015 km.
Prefeito: Fernando Haddad.
Alcunhas: Terra da Garoa, Sampa, Pauliceia.
Principais clubes: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos.
Nota: Valores aproximados.