O Rio de Janeiro vai em apenas três anos assistir às decisões de dois dos mais importantes eventos desportivos a nível planetário, ao receber a final do Mundial2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.
A “cidade maravilhosa, cheia de encantos, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”, escrita por André Filho, será a capital do mundo do futebol a 13 de julho, quando o Maracanã voltar a receber a final de um Mundial, 64 anos depois da desilusão de 1950.
Musa de grandes nomes da música brasileira, como Vinicius de Moraes, com a famosíssima “Garota de Ipanema”, o Rio de Janeiro é também uma imagem do Brasil atual, com grandes desigualdades económicas e sociais.
Se de um lado estão os bairros da Gávea, Leblon, Jardim Guanabara, Ipanema e Barra da Tijuca, com um índice de desenvolvimento humano semelhante ao dos países nórdicos, muito perto encontram-se algumas das maiores favelas do país, como o Complexo do Alemão ou a Rochinha.
No primeiro dia do ano de 1502, uma expedição portuguesa encontrou uma grande baía, que pensava ser a foz de um grande rio, com o capitão, que se pensa ter sido Gaspar de Lemos, a dar-lhe o nome Rio de Janeiro.
Depois de se perceber que não era a foz de um rio, o local continuou a ser conhecido como Rio de Janeiro e a baía recebeu o nome pelo qual ainda é conhecida hoje – Guanabara.
Como cidade, apenas foi fundado a 01 de março de 1565, tornando-se capital do Brasil em 1764, estatuto que manteve até 1960, quando o governo e as principais estruturas do Estado se mudaram para Brasília.
Apesar de já não ser a capital do Brasil, o Rio continua a ser o coração e a cidade mais conhecida do país, mantendo-se como principal destino turístico da América do Sul e a segunda cidade brasileira mais populosa, com mais de seis milhões de habitantes, dos quais mais de 20 por cento moram em favelas.
As praias de Ipanema e Copacabana, o Pão de Açúcar, o Corcovado e o Cristo Redentor são alguns dos principais pontos turísticos do Rio, cuja paisagem urbana foi declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.
O Rio de Janeiro é também famoso por acolher o maior carnaval do Mundo, tanto festejado nas ruas, como no gigantesco sambódromo.
Ficha de Rio de Janeiro:
Estado: Rio de Janeiro.
Área: 1.182,296 km2.
População: 6.430.000 habitantes.
Densidade populacional: 5.439 hab/km2.
Fundação: 01 de março de 1565.
Gentílico: carioca.
PIB per capita: 32.940 reais.
Altitude: dois metros.
Distância para a capital: 1.148 km.
Prefeito: Eduardo Paes.
Alcunhas: Cidade Maravilhosa, Rio.
Principais clubes: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo.
Nota: Valores aproximados.