loading

Futebol tem propagado cultura e língua portuguesa nos Estados Unidos

O futebol tem sido um dos principais instrumentos de propagação da língua e cultura portuguesas entre a comunidade portuguesa nos Estados Unidos, considera Luís Pires, diretor do jornal Luso-Americano e antigo correspondente de RTP e SIC.

Futebol tem propagado cultura e língua portuguesa nos Estados Unidos
Futebol 365

"Muitos miúdos luso-americanos e que hoje falam português devem muito ao futebol. Os nomes das equipas, dos jogadores, toda essa componente desportiva que eles seguem aqui. Os de segunda ou terceira geração se falam português é por causa do futebol, que veem ao domingo na televisão, leem nos jornais desportivos. É assim que a cultura portuguesa se tem propagado, através do futebol. Parece incrível, mas é verdade", disse.

Em declarações à agência Lusa em Newark, New Jersey, estado dos Estados Unidos onde a seleção portuguesa de futebol estagiou para a participação no Mundial2014, Luís Pires referiu que "houve pessoas que tiraram férias esta semana para estar com a seleção, tentar uma fotografia ou um autógrafo e dizer que eu vi o Cristiano Ronaldo ou o Nani", salientando que "isto é muito importante para as comunidades".

"Quando as pessoas estão um dia inteiro à porta do hotel da seleção à espera que apareça um jogador, dá para perceber a importância. Isto acontece uma vez na vida. A última vez que senti isto foi há 25 anos quando a seleção esteve em Chicago e depois durante também em New Haven, creio que em 1987. As pessoas sabem que só daqui a 20 ou 25 anos é que vão ter aqui de novo a seleção", lembrou.

A seleção portuguesa estagiou em Florham Park, New Jersey, tendo realizado dois encontros de preparação nos Estados Unidos, com o México e a República da Irlanda.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?