loading

Mundial-2014: Miguel Veloso pode entrar para o "clube dos cinquentenários"

O médio Miguel Veloso pode entrar na segunda-feira no "clube dos cinquentenários" da seleção portuguesa, quase sete anos depois de ter vestido pela primeira vez a camisola das “quinas”, caso jogue na estreia no Mundial014, frente à Alemanha.

Mundial-2014: Miguel Veloso pode entrar para o "clube dos cinquentenários"

Com 49 internacionalizações e dois golos ao serviço da equipa lusa, Miguel Veloso cedo se afirmou como titular do meio campo de Portugal, tendo superado já o registo do seu pai, António Veloso, que foi defesa direito do Benfica durante mais de uma década e representou por 40 vezes a seleção nacional, sem ter concretizado qualquer golo.

Miguel Veloso foi mesmo titular - e totalista - no jogo de estreia pela equipa nacional, a 13 de outubro de 2007, na vitória por 2-0 no Azerbaijão, de qualificação para o Europeu2008, mas, apesar de ter ajudado Portugal a marcar presença na fase final em mais três jogos do apuramento, sempre no “onze”, foi relegado para o banco de suplentes na fase final.

O médio não foi uma primeira escolha para o selecionador Luiz Felipe Scolari - que poderá reencontrar no Mundial2014, uma vez que o treinador lidera agora a equipa técnica do anfitrião Brasil -, tendo sido apenas utilizado no último jogo da fase de grupos, numa altura em que já estava assegurado o apuramento para os quartos de final, na derrota por 2-0 com a Suíça.

A situação agravou-se com a entrada de Carlos Queiroz para o cargo de selecionador nacional. Miguel Veloso disputou apenas 26 minutos na fase final do Mundial2010 - menos do que tinha jogado dois anos antes, no Europeu -, como suplente utilizado nos jogos da fase de grupos, com Coreia do Norte (7-0) e Brasil (0-0).

Apesar de nunca ter sido uma aposta clara de Carlos Queiroz, foi durante o seu comando que o médio dos ucranianos do Dínamo de Kiev, de 28 anos, marcou o seu primeiro golo internacional, a 14 de outubro de 2009, na goleada por 4-0 na receção a Malta, em jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo que se realizou na África do Sul.

A saída do Sporting para os italianos do Génova e a substituição de Carlos Queiroz por Paulo Bento coincidiu com ascensão de Miguel Veloso na seleção nacional, ganhando um estatuto de titular que só agora começa a ser ameaçado por William Carvalho, estrela emergente do seu clube de formação.

O médio marcou o segundo e, até hoje, último golo pela equipa das “quinas” nos “play-offs” de qualificação para o Euro2012, no qual foi um elemento preponderante no bom desempenho de Portugal, que atingiu as meias-finais e só foi derrotado no desempate por grandes penalidades, pela Espanha, campeã mundial e a caminho de revalidar o título europeu.

Especialista em livres diretos, o jogador do Dínamo de Kiev só não tem mais oportunidades para faturar com a camisola da seleção porque Cristiano Ronaldo, designado melhor futebolista mundial em 2013, raramente desperdiça a oportunidade de visar as balizas adversárias em lances de bola parada.

Entre os 23 convocados por Paulo Bento para representar Portugal no Mundial2014, apenas oito têm mais jogos pela seleção do que Miguel Veloso, alguns dos quais estão na reta final da carreira: Cristiano Ronaldo, Nani, Raul Meireles, Bruno Alves, Hélder Postiga, João Moutinho, Pepe e Hugo Almeida.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?