O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, comentou hoje que o grupo de Portugal no Mundial de futebol do Brasil é “muito forte”, mas lembrou que a seleção lusa está em quarto lugar no “ranking” da FIFA.
Por ocasião de uma visita a Baku, e questionado no final de uma palestra na academia diplomática do Azerbaijão sobre as suas expetativas para o Campeonato do Mundo, na antevéspera da estreia da seleção lusa, José Manuel Durão Barroso considerou que, para já, o objetivo é ultrapassar a fase de grupos, sendo que Portugal está integrado num grupo particularmente complicado.
"Se perguntar ao treinador da seleção portuguesa (Paulo Bento), ele vai responder: 'não penso no objetivo final, penso no próximo jogo.' O que Portugal pretende agora é passar à próxima fase. Estamos num grupo difícil e muito forte, com a Alemanha, com os Estados Unidos, que têm melhorado muito, e com o Gana, a melhor equipa africana. Para Portugal é como para a União Europeia: o progresso faz-se passo a passo”, disse.
Observando que “os portugueses, em geral, são modestos”, pois, ao contrário de outros, nunca dizem que estão à espera de ganhar, o presidente do executivo comunitário considerou, no entanto, que a seleção lusa tem razões para estar confiante.
“Temos uma boa equipa. Estamos em quarto lugar no ranking da FIFA, o que é muito bom. E, apesar de sermos modestos, acreditamos que o melhor treinador do mundo é português, José Mourinho, e acreditamos que o melhor jogador do mundo é o Cristiano Ronaldo”, rematou.
Portugal estreia-se no Mundial do Brasil na próxima segunda-feira, na cidade de Salvador, defrontando a Alemanha, na ronda inaugural do grupo G.