loading

Mundial-2014: Chilenos no Maracanã para se despedir dos campeões do mundo

Milhares de chilenos lotaram hoje o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, desempenhando um papel decisivo na vitória da sua seleção contra a Espanha (2-0), campeã do Mundo, primeira equipa a dizer adeus ao Mundial2014.

Mundial-2014: Chilenos no Maracanã para se despedir dos campeões do mundo

Enquanto os poucos espanhóis presentes ficaram camuflados pela proximidade do vermelho das camisolas das duas seleções, o hino chileno foi cantado em uníssono, deixando os muitos adeptos com os olhos mareados, e assim foi ao longo de toda a partida, com a claque a "empurrar" a seleção chilena a cada lance e a distribuir vaias para os espanhóis.

"Olé, olé, olé, Chile, Chile", foi a banda sonora oficial dos 90 minutos do jogo - cantada praticamente por todos os 74 mil presentes no estádio - e para a qual não havia claque espanhola suficiente capaz de responder à altura.

Aproveitando a relativa proximidade com o país-sede, muitos chilenos partiram para o Brasil em carro, "a la ventura", como costumam dizer, lotando as ruas do bairro de Copacabana desde o final de semana, onde alguns grupos chegaram a dormir "acampados" na praia ou em seus veículos.

"Viemos de carro, levámos quatro dias, passando pela Argentina, só para estar aqui", contou à Lusa o construtor chileno Guillermo Contreras, de 36 anos, que se preparava para ir ao estádio, poucas horas antes do jogo.

Ainda a caminho do Maracanã, dezenas de grupos de chilenos faziam festa, cantando músicas com provocações aos espanhóis, revivendo a antiga rixa mantida desde a colonização.

"É melhor não traduzir o que a letra diz", brincou um dos chilenos de cara pintada, a caminho do local onde se realizou a partida, na zona norte do Rio de Janeiro, onde a seleção espanhola "amargou" hoje sua segunda derrota no Mundial.

Em uma imagem ampla do estádio, o vermelho da camisola dos chilenos, misturado com alguns pontos amarelos da camisola do Brasil, poderiam causar a falsa impressão de que a claque era espanhola.

Ao longo da partida, no entanto, o apoio massivo dos chilenos à equipa, que jogou de branco, ficou mais do que claro, ajudando desde o início a "carregar" o grupo.

Na torcida espanhola, jovens madrilenos a viver no Rio de Janeiro há um ano no âmbito de um intercâmbio, seguravam uma faixa com o dizer "Quem vamos tourear hoje?", que foi deixada de lado ao final da partida.

O ambiente de festa foi apenas perturbado poucos minutos antes do início da partida, por cerca de 100 chilenos que invadiram uma das entradas de acesso ao estádio, forçando a entrada pelo centro de imprensa, onde uma porta de vidro foi danificada.

A polícia brasileira deteve 85 dos invasores, segundo informações da Secretaria de Segurança.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?