loading

Mundial-2014: Colômbia, de James, já selou melhor prestação de sempre

A Colômbia já garantiu a sua melhor prestação de sempre num campeonato do Mundo de futebol, ao vencer Grécia (3-0) e Costa do Marfim (2-1) e selar, à segunda ronda, um lugar nos “oitavos” do Mundial2014.

Mundial-2014: Colômbia, de James, já selou melhor prestação de sempre

Em apenas dois jogos, o “onze” comandado do banco por Jose Pekerman e em campo por James Rodriguez, na ausência de Falcao, já fez melhor do que as anteriores representações colombianas, que nunca tinham vencido dois jogos na mesma edição.

Em 1990, na segunda presença, os “cafeteros” chegaram, ainda assim, aos "oitavos", ao serem um dos quatro melhores terceiros da primeira fase, entre seis grupos. No primeiro jogo a eliminar, caíram perante os Camarões, no prolongamento (1-2).

O veteraníssimo Roger Milla, que “bisou” no tempo extra, foi o carrasco de um conjunto em que pontificavam Rene Higuita, Carlos Valderrama e Freddy Rincon.

Os colombianos ficaram-se pelo “oitavos” e o saldo foi negativo, com uma vitória, um empate e duas derrotas, com quatro golos marcados e outros tantos sofridos.

Ainda assim, esse era o melhor registo da Colômbia, que se ficou pela primeira fase em 1962, sem qualquer triunfo (um empate e duas derrotas), e também em 1994 e 1998, nas duas edições com uma vitória e duas derrotas.

A quinta participação não teve um “aquecimento” feliz, com a confirmação da impossibilidade de recuperar a grande estrela da equipa, o ex-portista Radamel Falcao, mas, em solo brasileiro, os sul-americanos estão a mostrar que têm outras armas.

No sábado, em Belo Horizonte, os colombianos começaram da melhor forma, com um triunfo claro por 3-0 face à Grécia, de Fernando Santos, selado por Pablo Armero, Teófilo Gutierrez e o também ex-portista James Rodriguez.

O agora jogador do AS Mónaco participou nos três golos e foi a grande figura do encontro, o que repetiu no jogo de quinta-feira, apontando o primeiro tento e dando início ao segundo, apontado pelo portista Juan Quintero.

Com o apuramento garantido, a Colômbia jogará na terça-feira para cumprir calendário, face ao Japão, já com o pensamento nos “oitavos”, em que vai encontrar um conjunto do Grupo D (Itália, Inglaterra, Uruguai ou Costa Rica).

Além de Juan Quintero, lançado aos 53 minutos na quinta-feira, Pekerman tem mais um portista entre as opções, o avançado Jackson Martinez, melhor marcador das duas últimas edições da I Liga portuguesa, que entrou face aos gregos, aos 76.

As prestações da Colômbia no Mundial:

Ano J V E D GOLOS Fase atingida
1962 3 0 1 2 5-11 1.ª fase
1990 4 1 1 2 4-4 Oitavos de final
1994 3 1 0 2 4-5 1.ª fase
1998 3 1 0 2 1-3 1.ª fase
2014 2 2 0 0 5-1 (já apurada para os oitavos de final)

Total: 15 5 2 8 19-24

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?