Dois golos de Jackson Martinez e um de James Rodriguez deixaram hoje a “marca” do FC Porto na goleada da Colômbia por 4-1 sobre o Japão, na terceira e última jornada do Grupo C do Mundial2014 de futebol.
Jackson Martinez, que foi eleito o melhor jogador desta partida, bisou no segundo tempo, aos 55 e 82 minutos, enquanto o ex-portista, e atual jogador do AS Mónaco, fechou a contagem em cima do minuto 90 do jogo arbitrado pelo português Pedro Proença.
Com o apuramento garantido para os oitavos de final, a Colômbia “despediu-se” da fase de grupos com o pleno de vitórias, deixando pelo caminho um Japão que não conseguiu materializar em golos o ascendente no encontro, deixando-se “trair” pelos rápidos contra-ataques dos sul-americanos.
Numa altura em que o Japão já dominava, e na sequência do primeiro lance de ataque, dos poucos construídos pela Colômbia no primeiro tempo, o defesa central Yasuyuki Konno derrubou Adrian Ramos, falta que Pedro Proença castigou com grande penalidade, cobrada com sucesso por Juan Cuadrado, aos 17 minutos.
O golo não abalou os nipónicos, que continuaram a criar os lances de maior perigo. Pouco depois dos primeiros 25 minutos, Shinzi Kagawa, que recuperou a titularidade, obrigou o guarda-redes David Ospina a uma defesa apertada para canto. Três minutos depois da meia hora, Kaisuke Honda atirou a rasar o poste na cobrança de um livre direto.
Na resposta, num lance rápido de contra-ataque, Adrian Ramos assistiu o avançado portista Jackson Martinez, que atirou de primeira muito ao lado da baliza à guarda de Eiji Kawashima.
Já nos últimos instantes das compensações, o Japão chegou, com justiça, à igualdade, graças a um cabeceamento certeiro de Shinji Okazaki, na sequência de um cruzamento de Honda.
Após o intervalo, selecionador da Colômbia, o argentino Jose Pekerman, que tinha feito algumas alterações no “onze” em virtude de os sul-americanos já estarem qualificados, colocou em campo Carbonero e James Rodriguez e pertenceu ao ex-portista o passe para o segundo golo dos colombianos, apontado pelo antigo companheiro no FC Porto Jackson Martinez, aos 55 minutos.
Onze minutos depois, Okubo teve uma soberana oportunidade para repor novamente o empate, após cruzamento largo de Uchida, mas o cabeceamento do avançado do Kawasaki Frontale saiu ligeiramente por cima da baliza.
A oito minutos do final, contrariando mais uma vez o domínio dos asiáticos, Jackson Martinez bisou e sentenciou o jogo para os colombianos, na conclusão de um lance individual vistoso do avançado dos “dragões”.
Em cima do minuto 90, James Rodriguez coloriu a boa exibição no segundo tempo com o quarto golo da Colômbia, novamente num lance de contra-ataque.
Antes, e com o jogo resolvido, Pekerman teve oportunidade de patrocinar a história, ao colocar em jogo o guarda-redes Faryd Mondragon, que passa a ser, aos 43 anos, o jogador mais velho a jogar num Mundial, “destronado” Roger Milla, que defendeu as cores dos Camarões no Mundial de 1994 com 42 anos.