Declarações dos selecionadores da Alemanha e dos Estados Unidos após o triunfo da Alemanha 1-0 sobre os Estados Unidos, que apurou ambas as equipas do Grupo G para os oitavos de final do Mundial de futebol.
Joachim Löw (Selecionador da Alemanha): “Foi um jogo difícil. Queria um pouco mais de ação no início, mas dominámos o jogo todo. Estivemos bem organizados, porém permitimos-lhes oportunidades no fim.
Estivemos fortes no meio-campo. Os nossos médios dominaram, fechámos os espaços e não lhes concedemos oportunidades.
O Schweinsteiger esteve muito bem. Foi uma boa oportunidade para dar descanso ao Khedira, após dois jogos muito duros. A discussão quanto à posição de Lahm dura há anos. À esquerda, à direita… agora também no meio-campo. Após o jogo de Portugal (4-0), ninguém disse nada. Depois do Gana (2-2), a discussão foi retomada. O meio-campo esteve muito bem e Lahm muito bem organizado.
O Thomas Müller é imprevisível para os adversários. É muito inteligente. Encontra sempre uma forma de conseguir espaço. Está em grande forma e faz com que as coisas pareçam fáceis para ele. Também corre muito. É o que corre mais.
(Quando cumprimentei Jurgen Klinsmann) Perguntei-lhe o resultado do outro jogo e ele disse-me que se tinham qualificado. Disse-lhe que estava feliz, pois não foi fácil para eles. Eram ‘outsiders’, Portugal era favorito. Dei-lhe os parabéns. Os Estados Unidos têm qualidade, são duros e com futebolistas que evoluíram tecnicamente”.
Jurgen Klinsmann (Selecionador dos Estados Unidos): “É fantástico termo-nos apurado neste grupo. Toda a gente dizia que não tínhamos hipóteses, mas nós aproveitámos a nossa oportunidade e fizemos por passar.
O Tim Howard [guarda-redes] é um dos nossos grandes trunfos. É o nosso líder, mantém todos unidos e, obviamente, precisamos dele. Num Campeonato do Mundo, quem quer ir longe precisa dos melhores guarda-redes do Mundo e nós temos um.
Ainda podemos fazer melhor. Passámos a fase de grupos, mas podemos fazer melhor nos oitavos de final e vamos fazer.
Tiro o chapéu à Alemanha. Acho que têm a possibilidade de ser campeões do Mundo, pois penso que são suficientemente bons para isso”.