O basquetebolista Chris Bosh notificou os Miami Heat, vice-campeões da Liga norte-americana de Basquetebol (NBA), de que passará a ser agente livre a partir de terça-feira, juntando-se a LeBron James e Dwayne Wade.
Num comunicado divulgado domingo, o presidente dos Heat, Pat Riley, confirmou que o clube da Florida recebeu a notificação pela parte do empresário de Chris Bosh, Henry Tomas, pelo que o jogador poderá negociar com outro clube, passando a ser "free agent".
Desta forma, as três maiores figuras dos Heat ("Big Three") passam a estar no mercado e podem vincular-se a outra equipa, mas para isso terão de abdicar dos valores respeitantes aos contratos que tinham por mais duas temporadas.
«Recebemos a notificação do empresário do Chris [Bosh]. É um dos jogares mais versáteis e dinâmicos da NBA e foi uma das principais chaves do nosso sucesso nos últimos quatro anos. Nos próximos dias, vamos reunir com ele e tentar mantê-lo por vários anos», prometeu Pat Riley.
No caso de Bosh, o jogador teve de abdicar de 42,6 milhões de dólares (cerca de 31,2 milhões de euros), valor respeitante aos dois anos de contrato que ainda tinha de cumprir, mas, tal como James e Wade, pode ainda renegociar com os dirigentes dos Heat e manter-se em Miami.
Depois de dois títulos consecutivos, os Miami Heat "entregaram" os anéis de campeões da NBA aos San Antonio Spurs, que ergueram o troféu pela quinta vez na sua história.