Os judocas portugueses André Alves (-73 kg), Jorge Fernandes (-73 kg) e Diogo Lima (-81 kg) foram hoje eliminados de forma prematura no Grande Prémio de Ulan-Bator, não passando do primeiro combate.
Um dia depois de Telma Monteiro ter conquistado a medalha de bronze na categoria de -57 kg, os atletas lusos que hoje combateram na capital mongol tiveram uma passagem discreta naquela que foi a sua primeira prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Em -73 kg, André Alves foi derrotado pelo sul-coreano Wong Gi Jang, por "yuko", enquanto Jorge Fernandes foi batido pelo japonês Takenori Nakamura, por "ippon". O nipónico viria a conquistar o bronze num combate com o coreano.
Jorge Fernandes não teve melhor sorte na categoria de -81 kg, perdendo frente ao uzbeque Shaxzod Sobirov, por "ippon".
A participação portuguesa encerra no domingo, com Jorge Fonseca a combater na categoria de -100 kg.
A atual qualificação olímpica decorre até 30 de maio de 2016, com 252 atletas a qualificarem-se diretamente através do ranking internacional. Há 154 vagas para masculinos e 94 para femininos, no total de sete categorias em cada variante.
Dos portugueses presentes em Ulan Bator, Telma Monteiro, 11.ª do "ranking" mundial, e Jorge Fonseca, 38.º no seu peso, são os mais bem posicionados no arranque do apuramento para o Rio2016.