Recreativo do Libolo e Benfica de Luanda foram os grandes beneficiados da 17.ª jornada do campeonato nacional angolano de futebol, disputada entre sexta-feira e hoje, ao registarem as únicas vitórias entre os seis primeiros.
A viagem dos líderes da tabela à Huíla confirmou a sequência de desaires do Benfica de Lubango, penúltimo classificado, batido em casa pelo Recreativo de Libolo por 3-1. A equipa de Calulo, no Cuanza Sul, conseguiu manter a vantagem pontual para o atual segundo classificado, que também venceu.
As "águias" da capital abriram a jornada na sexta-feira com a vitória por 2-0, em Luanda, sobre o último classificado União do Uíge. O Benfica de Luanda, que se reforçou em junho em Portugal com Braga (ex-Rio Ave) e Pires (ex-Moreirense), deixou de ter a companhia, no segundo lugar, do campeão em título do Girabola de 2014.
É que o Kabuscorp do Palanca, que enfrentou o mais complicado teste da jornada entre os primeiros, voltou a perder pontos, saindo do terreno do Bravos do Maquis, em Luena, na capital do Moxico, sexto classificado, com um empate a duas bolas.
Mesmo após a recente "chicotada psicológica", o Kabuscorp vê cada vez mais distante a revalidação do título, agora a 11 pontos do líder Libolo.
Outros dois embates envolvendo equipas emblemáticas do futebol angolano foram igualmente "escaldantes" nesta jornada, como a vitória dos "aviadores" do ASA na casa dos "polícias" do Interclube por 2-0, ambas as equipas a meio da tabela.
O mesmo aconteceu com o Petro, que recebeu e venceu por igual resultado, na capital, os "leões" do Sporting de Cabinda.
A jornada fechou no Huambo com outro empate. O Recreativo da Caála e os "militares" do 1.º de Agosto terminaram a partida sem golos.