loading

Mundial-2014: Brasil - Holanda (declarações dos selecionadores)

Declarações de Luiz Felipe Scolari (selecionador do Brasil) e de Louis Van Gaal (selecionador da Holanda), após o jogo Brasil-Holanda (0-3), de atribuição do terceiro lugar do Mundial de futebol de 2014.

Mundial-2014: Brasil - Holanda (declarações dos selecionadores)

Luiz Felipe Scolari (selecionador do Brasil): “Quem tem de decidir se continuo no cargo é o presidente da CBF (José Maria Marín). Acordámos que eu poria o lugar à disposição depois do Mundial2014, quer ganhasse quer perdesse e assim será.

Agora, vou apresentar um relatório à CBF sobre aquilo que, em minha opinião, determinou o fracasso do Brasil neste Mundial, organizado em casa, e deixarei nas mãos dos responsáveis da CBF sobre a minha continuidade ou não. Se eu gostaria de continuar? Não é assunto que discuto com jornalistas.

Penso que o torneio foi excelente, quer no aspeto organizativo, quer desportivo. A seleção não esteve bem na parte final da competição, mas conseguimos o quarto lugar e não podemos deixar de elogiar os nossos jogadores e a forma como jogaram, apesar de terem perdido.

Continuo a manter a opinião de que não jogámos mal em termos gerais, mas, em futebol, às vezes basta um minuto para mudar um resultado. Com a Alemanha, bastaram alguns minutos para precipitar o desastre.

Mesmo com a Holanda, houve outro minuto, o do primeiro golo, em que a defesa se desorganizou e cedeu um penálti que colocou o nosso adversário na frente do marcador.

Nos Mundiais de 2006 e 2010, o Brasil não ficou entre os quatro primeiros. Desta vez ficou. Além disso, esta equipa ganhou a Taça das Confederações há um ano.

Como selecionador é a terceira vez que estou em campeonatos do mundo e que termino nos quatro primeiros, duas vezes pelo Brasil e uma vez com Portugal (campeão com a “canarinha” em 2002 e quarto com Portugal, em 2006, e com o Brasil, em 2014)”.

Louis Van Gaal (selecionador da Holanda): “Insisto na ideia de que este jogo não deveria ser jogado, mas conquistar o terceiro lugar frente ao Brasil foi como ver a luz ao fundo do túnel.

Seja como for, é altura de a FIFA se interrogar se não é altura de deixar de favorecer o país anfitrião. O Brasil jogou uma dia antes de nós o seu jogo das meias-finais e teve 24 horas mais para recuperar e preparar o jogo do terceiro e quarto lugares.

O meu sonho era ser campeão do mundo e, em função do que jogámos, penso que o merecíamos, mas o terceiro lugar também é importante.

Estou satisfeito por terminar este Mundial sem ter perdido qualquer jogo.

Vou deixar o cargo para assumir a liderança no Manchester United, mas esta seleção holandesa tem uma boa base e um grande futuro. Não tenho dúvidas de que fará um grande Europeu dentro de dois anos, em França”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?