A judoca portuguesa Joana Ramos conquistou sexta-feira a medalha de prata na categoria de -52 kg dos Jogos Pan-Americanos, que terminam hoje em Miami, nos Estados Unidos.
Leandra Freitas foi a outra medalhada portuguesa no primeiro dia destes jogos, conquistando o bronze na categoria de -48 kg.
Em -52 kg, Joana Ramos foi apenas derrotada na final, frente à brasileira Eleudis Valentim, que venceu a portuguesa por ippon.
No percurso até à final, Joana Freitas venceu a norte-americana Amber Jones (ippon), a brasileira Raquel Silva (wazari e yuko) e a também norte-americana Angelica Delgado (wazari em ponto de ouro).
Em -48 kg, Leandra Freitas subiu ao terceiro lugar do pódio, uma semana depois de ter conquistado a medalha de prata no Open de Santiago do Chile.
Em Miami, Leandra Freitas superou a poule de apuramento com dois triunfos, diante a norte-americana Ashley Heljik e a canadiana Erin Morgan.
Nas meias-finais, a portuguesa acabou por perder com a mexicana Edna Carrillo, por wazari. No combate de atribuição da medalha de bronze, Leandra Freitas bateu a equatoriana Diana Cobos, por ippon.
Ana Cachola terminou em quinto lugar em -63 kg, acabando derrotada pela brasileira Katherine Campos na disputa pela medalha de bronze, numa decisão por castigos.
Até ao embate com Katherine Campos, Ana Cachola começou por vencer a norte-americana Lauren Baez, por yuko. Na ronda seguinte, a portuguesa perdeu com a equatoriana Estefania Garcia, por wazari em ponto de ouro.
Na repescagem, a portuguesa bateu a ganesa Szandra Szogedi, por ippon. Seguiu-se depois a derrota na luta pelo bronze.
Hoje, último dia dos Jogos Pan-Americanos, Yahima Ramirez é a única portuguesa em ação, começando a prestação em -78 kg com a canadiana Ana Laura Portuoundo Isasi.