O Benfica sofreu hoje em Londres a quinta derrota na pré-temporada, perante o Arsenal, por 5-1, num jogo da Emirates Cup de futebol onde se destacaram os quatro golos do francês Sanogo.
A estreia na Emirates Cup confirmou uma má pré-época do Benfica, que precisa de fazer acertos na defesa e que hoje se mostrou demasiado permeável perante um Arsenal inspirado e estimulado por um estádio quase cheio.
A partida não começou completamente mal para os "encarnados": o árbitro ignorou um penálti suspeito de Eliseu sobre Campbell, logo aos dois minutos e, aos 10 minutos, Gaitan ainda fez embater a bola bater na barra.
Mas esta acabou por ser a oportunidade mais perigosa do Benfica na primeira parte, completamente dominada pelos anfitriões, que, mesmo eficazes, falharam mais ocasiões do que aquelas que concretizaram.
O marcador abriu aos 26 minutos, quando Sanogo tocou de calcanhar dentro da pequena área, após cruzamento de Ramsey.
As poucas investidas das "águas" ao meio-campo do Arsenal foram sempre travadas pela defesa e a bola rapidamente remetida para a frente, mas os "gunners" nem sempre mostraram pontaria.
Aos 40 minutos, o bom esforço de Joel Campbell foi recompensado com golo, ao responder com classe, e de pé esquerdo, a um cruzamento de Bellerin, fazendo o 2-0.
E foi já à beira do fim da primeira parte que começou o desmoronar do Benfica.
Aos 44 minutos, Sanogo aproveitou desentendimento da defesa "encarnada", que ficou à espera de ser marcado fora de jogo, quando o francês, que viu um primeiro remate bloqueado, recebeu a bola de Campbell e atirou sem oposição para o fundo da baliza "encarnada" e elevar o marcador para 3-0.
Um minuto depois, o internacional francês chegou ao hat-trick, aproveitando nova descoordenação da defesa benfiquista, e, no meio de três defesas, conseguiu fazer a bola entrar na baliza de Artur e mudar o marcador para 4-0.
Sanogo continuou inspirado na segunda parte e logo aos 49 minutos marcou o 5-0, aproveitando o ricochete de um remate de Campbell.
A meia hora do final, Jesus e Wenger fizeram substituições, mas foi de Gaitán, que estava no onze inicial, que chegou o golo de honra do Benfica, na sequência de um lançamento da linha lateral.
Apesar de ter “pernas novas”, a equipa anfitriã reduziu velocidade e criou menos perigo na segunda parte. Nos dois últimos minutos, Miquel e Coquelin ainda fizeram a bola bater duas vezes no poste e na trave, mas, para felicidade do Benfica, o resultado ficou em 5-1.
Ficha do jogo:
Jogo no Emirates Stadium, em Londres.
Arsenal - Benfica, 5-1.
Ao intervalo: 4-0.
Marcadores:
1-0, Sanogo, 26 minutos.
2-0, Joel Campbell, 40.
3-0, Sanogo, 44.
4-0, Sanogo, 45.
5-0, Sanogo, 49.
5-1, Gaitan, 62
Equipas:
Arsenal: Martinez, Gibbs, Rosicky (Coquelin, 60), Oxlade-Chamberlain (Cazorla, 46), Ramsey (Wilshere, 59), Monreal (Miquel, 73), Flamini (Arteta, 59), Chambers, Sanogo (Akpom, 73, Campbell (Alexis Sánchez, 73), Bellerin.
(Suplentes: Szczesny, Debuchy, Koscielny, Arteta, Wilshere, Giroud, Alexis Sanchez, Cazorla, Coquelin, Akpom, Miquel.
Treinador: Arsène Wenger.
Benfica: Artur, Ruben Amorim (Teixeira, 85), Gaitan (Cancelo, 85), Lima (Derlei, 85), Maxi Pereira, Ola John (Candeias, 58), Salvio (Bebé, 56), Eliseu (Benito, 19), Sidnei, Talisca (André Almeida, 58) e César.
(Suplentes: Derlei, Paulo Lopes, Jara, Benito, Cancelo, Bebé, André Almeida, Felipe, Candeias, Lindelof e João Teixeira).
Treinador: Jorge Jesus.
Árbitro: Lee Mason (Inglaterra).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Monreal (20) e Benito (83).
Assistência: 59. 753 espetadores.