loading

I Liga 14/15: Sporting com mesma "espinha dorsal" e como candidato assumido

O Sporting parte para a I Liga de futebol 2014/15 como candidato assumido ao título, com a “espinha-dorsal” da época anterior, ao invés dos rivais, e a aposta num treinador em torno do qual estão criadas expetativas elevadas.

I Liga 14/15: Sporting com mesma "espinha dorsal" e como candidato assumido
Futebol 365

O presidente Bruno de Carvalho e o treinador Marco Silva, cujo trabalho no Estoril nas últimas três épocas suscita um clima de confiança em redor das suas capacidades, já assumiram, sem rodeios, a candidatura “leonina”, assunção essa que constitui um acréscimo de responsabilidades e de pressão sobre a equipa.

A principal mudança em relação à época anterior resulta da saída do treinador Leonardo Jardim, transferido para o AS Mónaco, e a entrada de Marco Silva, que em 2011/12 fez o Estoril regressar à I Liga e, nos dois últimos anos, qualificou os “canarinhos” para a Liga Europa (quinto lugar em 2012/13 e quarto em 2013/14).

Além dessa aposta, o Sporting é a única equipa dos três “grandes” que manteve a estrutura base do plantel da época passada, fator que pode explorar a seu favor em relação aos rivais na luta pelo título, os quais, por razões distintas, foram forçados a profundas alterações nos respetivos plantéis.

Com um orçamento previsto de 25 milhões para a época em curso, os responsáveis “leoninos” procuraram dotar o plantel, manifestamente curto para uma equipa que vai participar na Liga dos Campeões e em todas as frentes do calendário nacional, de mais soluções, tendo contratado até ao momento nove.

O mercado trouxe três centrais, um lateral direito, um lateral esquerdo, três médios e um ponta de lança, cujo denominador comum é a juventude, o que pode constituir um “handicap”, e por valores acessíveis que oscilam entre meio milhão e 2,5 milhões de euros, montante pago ao Dundee United pela promessa escocesa Ryan Gauld, que já se estreou pela equipa B.

O Sporting realizou nesta pré-época 11 jogos, nos quais somou sete vitórias, dois empates e duas derrotas, e os dois reforços que até ao momento deixaram indicações mais promissoras foram o médio defensivo espanhol, Oriol Rosell, e o avançado japonês Julen Tanaka.

Apesar disso, o Sporting até pode arrancar no sábado em Coimbra, frente à Académica, com um “onze” composto apenas por jogadores que transitaram da época passada, isto numa altura em que o mercado ainda cobiça Slimani, Rojo e William Carvalho, que se juntariam nas saídas a Eric Dier, vendido ao Tottenham.

Plantel provisório para 2014/15:

Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Luís Ribeiro.

Defesas: Cédric, Maurício, Ramy Rabia (ex-Al-Ahly/Egi), Marcos Rojo, Paulo Oliveira (ex-Vitória de Guimarães), Naby Sarr (ex-Lyon), Tobias Figueiredo, André Geraldes (ex-Belenenses) e Jonathan Silva (ex-Estudiantes/Arg).

Médios: André Martins, William Carvalho, João Mário (ex-Vitória de Setúbal), Adrien Silva, Oriol Rosell (ex-Kansas City/EUA), Shikabala, Ryan Gauld (ex-Dundee United/Esc), Slavchev (ex-Litex/Bul), Wallyson, Chaby, Fokobo e Esgaio.

Avançados: Islam Slimani, Fredy Montero, Diego Capel, André Carrillo, Julen Tanaka (ex-Kashima Reysol/Jap), Heldon e Carlos Mané.

Treinador: Marco Silva (ex-Estoril-Praia).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?