A seleção portuguesa de futebol de praia venceu hoje, em jogo da segunda jornada do grupo 1 da Superfinal Europeia, a congénere russa, atual campeã em título, por 11-7, e está bem encaminhada para alcançar a final.
O embate, que opunha dois dos principais candidatos ao título, acabou por pender para o lado português devido à excelente prestação da equipa das "quinas" no segundo período, com destaque para Belchior, autor de um “hat-trick”.
No primeiro período, as duas equipas abriram cedo as “hostilidades” e os golos começaram a aparecer, com os guarda-redes a brilhar numa e noutra baliza, mas seria Portugal a abrir o marcador por Torres, logo aos dois minutos, tendo os russos restabelecido o empate um minuto depois, pelo guarda-redes Bukhlitskiy.
Os russos chegaram ao fim do período a vencer por 4-3, ao tirar partido de rápidos contra-ataques para surpreender Hidalgo, mas, no segundo período, Belchior "abriu o livro" e empatou com um remate em força, na cobrança de um livre, e embalou a equipa para a melhor fase da sua exibição, a despeito da Rússia ter marcado na jogada seguinte, por Romanov, após a execução de um canto.
Portugal marcou cinco golos neste período, contra um apenas da Rússia, com Belchior a somar mais dois à sua conta pessoal, e assegurou uma vantagem que lhe permitiu geri-la no terceiro período, embora a Rússia tenha “voltado ao jogo” com um golo de Shkarin, num remate cruzado, trazendo de novo emoção às bancadas.
No entanto, os comandados de Mário Narciso tiveram uma boa reação ao golo de Shkarin, tendo Zé Maria recolocado a vantagem, aos quatro minutos, ao aproveitar da melhor forma uma desentendimento da defesa russa, e Coimbra aumentado a mesma, na cobrança de uma grande penalidade, um minuto depois.
Os russos não atiraram a “toalha ao chão”, marcaram mais um golo por Shkarin e puseram à prova as capacidades do guarda-redes português, que executou um punhado de grandes defesas, até que Belchior, a dois minutos do final, deu o “golpe de misericórdia” nos russos.
Com esta vitória diante do campeão, a turma lusa adiou as decisões para a jornada de sábado, na quzl discutirá com a Itália, a partir das 15:30, o acesso à final, passando apenas o primeiro do grupo.
Entretanto, a formação transalpina venceu hoje a Bielorrússia por 2-1, ao início da tarde, vitória alcançada já nos instantes finais da partida.