Um golo solitário de Cardozo, aos 81 minutos, valeu hoje ao Moreirense a conquista da vitória sobre o europeu Nacional, em jogo relativo à primeira jornada da I Liga.
A equipa minhota, que esta época regressou à I Liga, conquistou os três pontos mercê da eficácia revelada, numa das poucas vezes que arriscou junto da baliza madeirense, já perto do fim do jogo.
Ao invés, o Nacional tudo fez para vencer, mas deparou-se com um inspirado Marafona e falta de eficácia dos seus jogadores.
Com desenhos táticos iguais (4x3x3), Nacional e Moreirense revelaram muito empenho, mas o futebol praticado foi de início de época, ou seja, ainda lento e a espaços descoordenado.
Contudo, os insulares revelaram mais capacidade e a maior parte das suas ações visou sempre a baliza contrária, enquanto os "cónegos" apostaram mais na contenção e na possibilidade de conquistarem um ponto fora de casa.
Na primeira parte, o conjunto madeirense teve três grandes oportunidades de golo: Lucas João (08), Mário Rondon (13) e Gomaa (45)protagonizaram os lances de perigo, mas o guarda-redes Marafona correspondeu com grandes intervenções.
No segundo tempo, o Nacional voltou a entrar mais pressionante, mas a boa organização defensiva do Moreirense, elevou os níveis de ansiedade do adversário.
João Aurélio primeiro e Camacho mais tarde, foram as apostas do técnico Manuel Machado para inverter a falta de pontaria. Mais cauteloso, Miguel Leal lançou Cardozo, em detrimento do ineficaz Alex.
Com o tempo a passar, os madeirenses intensificaram a toada ofensiva, incomodando por diversas vezes a baliza contrária. Marco Matias (65 e 66) e Gomaa (70) podiam ter "faturado", mas Marafona não o permitiu, tornando-se mesmo no homem do jogo.
O sul-coreano Suk foi a última aposta do treinador do Nacional, mas a alteração coincidiu com uma boa reação do conjunto de Moreira de Cónegos, que passou a explorar o contra-ataque, acercando-se mais vezes da baliza de Gottardi, até então um espetador.
E como quem não marca arrisca-se a sofrer, o Moreirense marcou, aos 81 minutos, por intermédio de Cardozo, após um cruzamento de André Simões.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.