loading

FC Porto, desabituado dos play-offs, discute com Lille acesso à Champions

O FC Porto começa a discutir na quarta-feira com os franceses do Lille o acesso à Liga dos Campeões de futebol, em jogo da primeira mão dos “play-offs”, que os portuenses disputam pela primeira vez desde 2001/2002.

FC Porto, desabituado dos play-offs, discute com Lille acesso à Champions

Os “dragões” procuram qualificar-se pela 19.ª vez para a fase de grupos da prova, frente ao “terceiro grande” do panorama futebolístico francês, atrás do Paris-Saint-Germain e do AS Mónaco, que está a protagonizar uma entrada em falso sob o comando do treinador português Leonardo Jardim.

O treinador espanhol Julen Lopetegui estreou-se na sexta-feira na nova temporada de forma auspiciosa, com uma vitória por 2-0 na receção ao Marítimo, na primeira jornada da Liga portuguesa, com uma equipa recheada de jovens jogadores.

O Lille também ainda não perdeu no campeonato francês, tendo-se imposto no mesmo dia ao Caen por 1-0, graças ao golo solitário do belga Divock Origi (um dos jogadores que Lopetegui deverá mandar vigiar atentamente), depois de ter cedido um “nulo” na ronda inaugural, perante o Metz.

Para o primeiro embate oficial da longa história do FC Porto e do Lille, terceiro classificado na última Liga francesa, o treinador espanhol também deve dedicar particular atenção ao costa-marfinense Salomon Kalou e ao cabo-verdiano Ryan Mendes, dois perigosos avançados.

Enquanto o FC Porto acedeu diretamente à antecâmara da fase de grupos, o Lille, onde alinha o médio português Rony Lopes, por empréstimo do Manchester City, teve de disputar com o Grasshopper uma eliminatória de acesso aos “play-offs”, tendo vencido na Suíça por 2-0 e empatado 1-1 em casa.

Campeão francês por três vezes, a última das quais em 2010/2011, o Lille apenas uma vez venceu equipas portuguesas, em seis partidas, triunfo que lhe valeu o seu único título europeu, a extinta Taça Intertoto, em 2004, frente à União de Leiria.

Dos confrontos dos “play-offs”, destaca-se o embate entre os italianos do Nápoles e os espanhóis do Athletic Bilbau, que regressa aos palcos europeus depois de em 2012 ter chegado à final da Liga Europa, perdida por 3-0 para o Atlético de Madrid, numa caminhada em que bateu o Sporting nas meias-finais.

Apesar de estar a realizar um fulgurante arranque de época, tendo inclusive vencido por 3-0 o Manchester City, campeão inglês, na final da Supertaça inglesa, o Arsenal não terá a vida facilitada no duelo com os aguerridos turcos do Besiktas.

O Zenit de São Petersburgo, treinado pelo português André Villas-Boas, e com dois internacionais lusos no plantel, o defesa Luís Neto e o avançado Danny, é claro favorito frente aos belgas do Standard de Liege, tal como os alemães do Bayer Leverkusen frente ao FC Copenhaga.

Os jogos da primeira mão dos “play-offs” de acesso à Liga dos Campeões realizam-se a 19 e 20 de agosto, enquanto o segundo confronto está marcado para 26 e 27 do mesmo mês.

Programa dos “play-offs” da Liga dos Campeões:

Terça-feira, 19 ago:
Besiktas, Tur - Arsenal, Ing.
FC Copenhaga, Din - Bayer Leverkusen, Ale.
Nápoles, Ita - Athletic Bilbau, Esp.
Salzburgo, Aut - Malmö, Sue.
Steaua Bucareste, Rom - Ludogorets, Bul.

Quarta-feira, 20 ago:
Maribor, Slo - Celtic, Esc.
Aalborg, Din - APOEL Nicósia, Chp.
Slovan Bratislava, Svq - BATE Borisov, Bie.
Standard Liège, Bel - Zenit São Petersburgo, Rus.
Lille, Fra - FC Porto, Por.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?