O FC Porto garantiu a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol após afastar no “play-off” o Lille e terá a companhia do Zenit São Petersburgo, de André Villas-Boas, e dos "portugueses" do APOEL Nicósia.
No Estádio do Dragão, o argelino Yacine Brahimi, aos 49 minutos, de livre direto, e o colombiano Jackson Martinez, aos 69, "selaram" o triunfo por 2-0 do “onze” de Julen Lopetegui, que na primeira mão já tinha triunfado por 1-0.
Com este resultado, o FC Porto qualificou-se pela 19.ª vez para a fase de grupos da “Champions”, juntando-se a Benfica e Sporting, que já tinham garantido um lugar com a classificação do campeonato da última temporada.
Pela quarta vez, o futebol português vai estar representado por três equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões, com os três “grandes” a repetirem o feito de 2006/07 e 2007/08.
Em São Petersburgo, e depois do triunfo por 1-0 na Bélgica, o Zenit voltou a bater o Standard Liege, desta vez por 3-0, e reservou um lugar na Liga “milionária”, com um precioso contributo de Hulk.
O avançado brasileiro, ex-jogador do FC Porto, bisou aos 54 e 58 minutos, o primeiro de grande penalidade, depois do venezuelano Salomon Rondon ter aberto o marcador aos 30.
Antes do intervalo, os russos ficaram reduzidos a 10 unidades, por expulsão de Viktor Fayzulin, aos 44 minutos.
O português Danny “capitaneou” o Zenit e jogou os 90 minutos, tal como Jorge Teixeira, nos belgas, que também acabaram com 10, por expulsão de Ricardo Faty, aos 89.
Na capital do Chipre, o APOEL garantiu com estilo a passagem à “Champions” com uma goleada sobre o Aalborg, por 4-0, depois do 1-1 na Dinamarca.
Com os portugueses Mário Sérgio, Tiago Gomes e Nuno Morais no “onze” inicial, a equipa cipriota construiu um resultado expressivo com golos de Vinicius (28 minutos), De Vincenti (43), Aloneftis (64) e Sheridan (75).
Mais dramático, e também algo surpreendente, foi o apuramento dos eslovenos do Maribor perante o bem mais experiente Celtic, com um triunfo por 1-0 em Glasgow, graças a um golo do brasileiro Tavares, aos 73 minutos.
Na primeira mão, os escoceses tinham empatado na Eslovénia a uma bola.
Na Bielorrússia, o BATE Borisov também confirmou o acesso à “Champions” com um indiscutível triunfo sobre o campeão eslovaco, o Slovan Bratislava, por 3-0, depois da igualdade a um golo verificada na primeira mão.
Gordeychuk, aos 41, Krivets, aos 84, e Rodionov, aos 85 minutos, fizeram os tentos da “festa” do campeão bielorrusso.
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões está agendado para sexta-feira.
Todas as equipas eliminadas descem à fase de grupos da Liga Europa.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.