Após o apoteótico regresso à "casa" de partida, de onde tinha saído em 2007, à procura da afirmação internacional, Nani começa a emergir como o "comandante" de um Sporting que se "candidatou" à I Liga de futebol.
Apesar de há cerca de um ano ter descartado um regresso ao futebol português, a curto prazo, o extremo, de 27 anos, acabou por fazer um "intervalo" na ligação a Inglaterra e retornou ao clube onde despontou para o futebol, na esperança de relançar uma carreira que começou a estagnar nas duas últimas épocas.
Relegado a um papel secundário no Manchester United e sem previsão de entrar nas boas "graças" do holandês Louis van Gaal, Nani acedeu a ser emprestado ao Sporting, envolvido na negociação que levou Marcos Rojo para os "red devils".
Com o regresso a Alvalade consumado e com os adeptos "leoninos" em total apoteose com o retorno de um "filho pródigo", a nova "vida" de Nani não viria a ter o começo desejado: uma grande penalidade falhada diante do Arouca, aliada à exibição demasiado individualista, acabou por colocar o jogador sob pressão.
Mesmo com os resultados a não aparecerem para o lado "verde e branco", com três igualdades consecutivas, diante de Benfica, Belenenses e Maribor, o internacional português começou, aos poucos, a assumir as "rédeas" da equipa, chegando mesmo a "faturar" o primeiro golo neste seu regresso, frente aos eslovenos, para a Liga dos Campeões.
Com a segunda vitória oficial dos "leões" esta época, veio também o segundo tento do extremo, no último fim de semana, na visita ao terreno do Gil Vicente (4-0), que antecede o clássico de sexta-feira, com o FC Porto, emblema ao qual Nani nunca marcou.
Na anterior passagem por Alvalade, o atual número 77 do plantel "leonino" defrontou os "dragões" em cinco ocasiões, empatando três, perdendo uma e vencendo outra.
Mais tarde, já com a camisola Manchester United, Nani viria a reencontrar os "azuis e brancos", na segunda mão dos "quartos" da Liga dos Campeões 2008/09, decidida por um "míssil" de Cristiano Ronaldo (1-0).
O clássico da sexta jornada da I Liga, entre Sporting e FC Porto, está marcado para sexta-feira, a partir das 20:30, no Estádio de Alvalade, com arbitragem de Olegário Benquerença.