Jorge Jesus teve uma carreira “modesta” como futebolista, mas atingiu a “excelência” como treinador, José Mourinho é “o mais famoso treinador português de sempre” e Marco Silva o mais “inexperiente” na Liga dos Campeões, observa hoje a UEFA.
Em artigo de análise publicado na página oficial do organismo na Internet, a propósito do confronto entre quatro treinadores portugueses nos jogos desta semana da Liga dos Campeões de futebol, a UEFA sintetiza o currículo dos seis técnicos lusos presentes na liga “milionária”.
“O mais velho dos seis, [Jorge] Jesus teve uma carreira modesta como futebolista, mas de excelência como treinador”, indica o artigo, lembrando que o técnico, de 60 anos, levou o Benfica à conquista de dois títulos nacionais, o último dos quais na época passada.
Em contrapartida, Marco Silva, de 37 anos, treinador do rival Sporting, é apontado como “o mais inexperiente treinador português no torneio”, com a UEFA a lembrar que levou o Estoril à “ribalta”, com a qualificação para a Liga Europa.
“Com mais de 100 jogos na Liga dos Campeões, competição que já ganhou duas vezes, Mourinho é o mais famoso treinador português de sempre”, observa o artigo, em referência aos sucessos do atual treinador do Chelsea em 2004, no comando do FC Porto, e em 2010, durante a passagem pelo Inter de Milão.
Tal como Mourinho, André Villas-Boas, técnico do Zenit de São Petersburgo, também “foi um protegido de Sir Bobby Robson durante a sua passagem pelo FC Porto”, lembra a UEFA, que assinala a “ascensão” de Leonardo Jardim até ao comando do AS Mónaco.
Paulo Sousa, treinador do Basileia, é “o mais bem sucedido jogador dos seis” técnicos lusos, com o organismo que rege o futebol mundial a recordar que venceu a Liga dos Campeões duas vezes, pela Juventus, em 1996, e o Borussia de Dortmund, em 1997.
Na terça-feira, em Alvalade, Marco Silva defronta José Mourinho, em partida do grupo G, e no dia seguinte, em São Petersburgo, o embate do grupo C vai proporcionar o confronto entre André Villas-Boas e Leonardo Jardim.
Na “poule” C há ainda mais um treinador português, Jorge Jesus, que vai jogar com o Bayer Leverkusen, enquanto no agrupamento B, Paulo Sousa vai comandar o Basileia frente ao Liverpool.