A seleção de sub-23 da Coreia do Sul venceu hoje a Coreia do Norte por 1-0 e conquistou a medalha de ouro no torneio masculino de futebol nos Jogos Asiáticos, num jogo decidido nos instantes finais.
A rivalidade entre as duas Coreias, separadas pelo paralelo 38 e de costas voltadas desde a guerra que terminou em 1953, não podia ter tido um final de jogo mais dramático, com a equipa da casa a vencer no último lance do prolongamento.
A Coreia do Sul, que dominou o encontro, teve a sorte do seu lado quando o norte-coreano Pak Kwang-Ryong atirou à barra aos 75 minutos, e foi já pouco depois dos 120 minutos que Lim Chang-Woo marcou para os sul-coreanos.
Cerca de 50.000 pessoas presenciaram a partida disputada no Estádio Munhak, em Incheon. Após o apito final, a multidão encharcada pela chuva comemorou efusivamente o triunfo, em contraste com o choro dos jogadores no relvado.
Como recompensa pela vitória, os jogadores da Coreia do Sul estão dispensados dos dois anos de serviço militar obrigatório.