O selecionador português garantiu hoje que no sábado não vai poupar qualquer jogador frente à França e assumiu que ainda tem "uma ou outra dúvida" na equipa titular que vai apresentar em Paris.
Em conferência de imprensa realizada no Stade de France, de antevisão do encontro particular frente aos gauleses, o treinador luso recusou revelar se vai regressar ao 4-4-2, mas garantiu que já tem a "estratégia delineada".
"Na minha cabeça já sei a estratégia e o plano de jogo que quero para a equipa, mas ainda tenho uma ou outra dúvida no equipa titular", afirmou Fernando Santos.
O técnico, que hoje cumpriu 60 anos de idade, preferiu esconder a tática que vai apresentar, mas frisou que será a "melhor para tirar o maior potencial" dos jogadores de Portugal.
"É um crime quase dizer que estes jogadores perderam as suas capacidades e que já não têm valor", lembrou Fernando Santos, referindo-se às críticas feitas à equipa depois do Mundial2014 e da derrota com a Albânia, ainda com Paulo Bento no comando.
Apesar de ser um encontro particular e mesmo com um duelo agendado para terça-feira frente à Dinamarca, este a contar para a fase de qualificação para o Euro2016, o novo selecionador luso assegurou que não vai poupar jogadores.
"Naturalmente que terei atenção à questão física durante o jogo, mas não vou poupar jogadores. Agora, se acontecer alguma coisa a um ou outro jogador, claro que terei que mudar", explicou.
Fernando Santos garantiu também que vai estar sentado no banco frente à França e assumiu que ainda tem esperança em que a decisão de segunda-feira do Tribunal Arbitral do Desporto também o permita comandar a equipa no relvado perante a Dinamarca.
"Estarei no banco naturalmente a acompanhar a equipa e faz todo o sentido. Ainda mesmo sendo o primeiro jogo, faz sentido estar com a equipa durante o jogo. Quanto à Dinamarca, ainda há possibilidade de poder lá estar, vamos ver o que acontece", disse.
Nestes dois jogos, Fernando Santos espera ainda que Cristiano Ronaldo, aquele que é para si o "melhor do Mundo" esteja ao mais alto nível, como "tem habituado o povo português".
Depois da conferência de imprensa, Fernando Santos dirigiu, juntamente com o sempre muito ativo Ilidio Vale, seu adjunto, o treino de adaptação ao relvado do Stade de France, em que mais uma vez teve todos os 23 jogadores disponíveis, pelo menos nos primeiros 15 minutos em que esteve aberto à comunicação social.
O jogo frente aos gauleses será o primeiro de Fernando Santos no comando da seleção portuguesa. Está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak.
Três dias depois, Portugal defronta a Dinamarca, em Copenhaga, do grupo I de qualificação para o Euro2016.