Angola e Gabão, que se defrontam no sábado na quinta e penúltima jornada de apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol de 2015, podem estar na corrida à organização do evento, noticia hoje a AFP.
Citando fonte da Confederação Africana de Futebol (CAF), que pediu anonimato, a AFP escreve que “três países, no máximo, poderão estar na corrida, entre eles Angola e Gabão”.
“Angola, país rico como grande produtor de petróleo, é um dos países favoritos”, escreve a agência francesa de notícias sobre um dos cenários em aberto para suceder a Marrocos, país que será desqualificado da prova por ter recusado organizar a CAN2015.
Marrocos tinha proposto a alternativa de acolher a próxima CAN em 2016 devido à epidemia de Ébola que afeta a África Ocidental, alegando o risco da propagação do surto.
A CAF rejeitou a proposta e procura agora uma alternativa a sede do torneio, que vai ser disputada nas datas fixadas inicialmente: entre 17 de janeiro e 08 de fevereiro de 2015.
Tanto Angola como o Gabão têm experiência na organização da CAN. Os angolanos foram anfitriões da edição de 2010, enquanto o Gabão partilhou a organização da prova em 2012 com a Guiné Equatorial.