Cabo Verde, já apurado para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN), recebe no sábado o Níger, na quinta e penúltima jornada do Grupo F, e uma vitória garantirá o primeiro lugar na "poule".
Se vencer, Cabo Verde, que tem nove pontos, seguido por Moçambique e Zâmbia, ambos com cinco, e pelo Níger, com dois, obterá imediatamente o estatuto de cabeça de série para o sorteio da fase final da prova.
Essa tem sido a tónica das declarações públicas de Rui Águas, o técnico português que assumiu a seleção de futebol cabo-verdiana, conhecida por "Tubarões Azuis", em agosto deste ano e que, em apenas dois meses, conseguiu qualificar Cabo Verde pela segunda vez para uma fase final da CAN.
Com dois pontos e, como tal, no último lugar do Grupo F, o Níger ainda não está totalmente arredado do apuramento, necessitando, porém, de vencer no sábado na Cidade da Praia, esperar um empate entre moçambicanos e zambianos, e vencer na receção a Moçambique, dia 19.
No entanto, o Níger, cujo selecionador, o técnico alemão Gernot Rohr, se demitiu a 21 de outubro, terá também de esperar que Cabo Verde, com nove pontos, vá a Lusaca, também dia 19, e vencer a Zâmbia na última jornada.
Se as complicadas contas assim se concretizarem, o Níger ficaria com oito pontos, contra seis dos moçambicanos e zambianos e 12 dos cabo-verdianos.
No entanto, Rui Águas, que, na estreia, venceu em Niamey por 3-1, tem declarado que os "Tubarões Azuis" querem terminar a qualificação no primeiro lugar do Grupo F, de forma a obter o estatuto de cabeça de série na CAN2015, que se vai disputar de 17 de janeiro a 08 de fevereiro, mas ainda sem local determinado.
A este propósito, aliás, o selecionador de Cabo Verde, que apenas perdeu um jogo, em Maputo, frente a Moçambique (2-0), desvalorizou o facto de ainda não se saber onde a prova será jogada, salientando que os "Tubarões Azuis" "estão a fazer o seu papel" e que jogarão "seja onde for".
Por outro lado, Rui Águas pretende também manter a invencibilidade no novo Estádio Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia, inaugurado em agosto último, após as vitórias sobre a Zâmbia (2-1) e Moçambique (1-0), tendo já garantido que, apesar de já apurados, os "Tubarões Azuis" não vão facilitar.
Para sábado, Rui Águas não pode contar, devido a lesão, com os habituais Zé Luís (Sporting de Braga, nem sequer foi convocado), Gégé (Marítimo), Peck's (Gil Vicente) e, mais recentemente, Djaniny (Santos Laguna, México, do técnico português Pedro Caixinha).
Para os substituir, Rui Águas chamou o defesa Kiki Ballack (Farense) e os avançados Kesley Tavares (União da Madeira) e Júlio Tavares (Dijon, França).
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.