O já campeão do mundo de Ralis 2014, o francês Sebastien Ogier (Volskwagen), terminou hoje na liderança a primeira etapa do Rali do Reino Unido, no País de Gales, com 6,6 segundos de vantagem sobre o segundo.
O francês concluiu as oito primeiras classificativas especiais na liderança da classificação geral, à frente do seu companheiro de equipa na Volkswagen, o finlandês Jari-Matti Latvala, o único que foi capaz de acompanhar o andamento.
Em terceiro lugar na geral está o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta WRC), a 1.13,8 minutos.
Ogier e Latvala dividiram entre si as vitórias nas oito especiais: o francês ganhou na ES1, ES2, ES4 e ES6 enquanto o finlandês ganhou as outras quatro (ES3, ES5, ES7 e ES8).
"Foi muito difícil correr esta manhã, mas gostei mesmo das classificativas. Esta tarde foi diferente - estava só a tentar sobreviver. As condições [do percurso] estavam muito escorregadias e no final já estava a lutar contra o carro", disse Ogier.
Já Latvala salientou que o rali disputado no País de Gales está a revelar-se "muito duro".
"Comecei mesmo a forçar [o andamento], mas o problema é que as estradas estavam muito polidas e estávamos a curvar a menos. Isso é muito difícil, porque quando estás ao ataque não consegues fazer com que o carro curve. Foi um trabalho muito duro", explicou o piloto finlandês.
A correr ‘em casa’, ou ‘perto de casa’, o britânico Kris Meeke (Citroen) terminou o dia em quarto, a 1.21,5 minutos, seguido do norueguês Mads Ostberg (Citroen), a 1.22,2 minutos do mais rápido.
O Rali do Reino Unido é a 13.ª e última prova do Mundial de Ralis 2014, já conquistado por Sebastien Ogier, seguido do finlandês Jari-Matti Latvala. O terceiro piloto da Volkswagen, o norueguês Andreas Mikkelsen, segue em terceiro lugar no campeonato.