O britânico Stuart Easton venceu hoje o Grande Prémio de Motos de Macau, acumulando quatro subidas ao principal lugar no pódio e adiando um novo recorde do seu compatriota Michael Rutter.
Stuart Easton demorou 29.45,143 minutos a terminar as 12 voltas ao circuito da Guia, com 6,1 quilómetros, a uma média de 148,1 km/h.
Com Rutter em Macau, o grande ponto de interesse é sempre saber quando o piloto, este ano pela vigésima vez na corrida e aos comandos de uma Yamaha, consegue a sua nona vitória no circuito urbano da Guia.
Já Stuart Easton, em Kawasaki, na sua oitava visita e com menos 11 anos que Rutter, pode ainda bater o recorde do seu compatriota, numa prova dominada por britânicos.
Com Easton desde cedo a dominar a corrida e, volta após volta, a aumentar a vantagem face aos adversários, o grande ponto de interesse centrou-se no segundo lugar, com Rutter a fazer valer a sua experiência, apesar de ter tocado "na parede" e de nunca se ter sido muito confortável na curva Melco, um gancho, e a zona mais lenta da pista.
Entre Rutter e Martin Jessopp, o terceiro classificado, a diferença foi de apenas meio segundo, depois de, em várias voltas, terem trocado constantemente de posição, entre o segundo e o terceiro lugar.
Pouco incomodado com a luta atrás de si esteve Stuart Easton, que concluiu a prova com 14 segundos de vantagem para os seus adversários, depois de três anos sem participar na prova, como o próprio frisou em declarações aos jornalistas para vincar a sua satisfação na vitória.
Entre 21 pilotos que terminaram a prova, 11 eram britânicos, mas alguns nomes como Michael Rutter, com 42 anos, podem estar a terminar a carreira e bater o seu próprio recorde de oito vitórias em Macau não se mostra tarefa fácil.