Sebastien Coe, antigo bicampeão olímpico dos 1.500 metros, vai candidatar-se à sucessão do senegalês Lamine Diack na presidência da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), revelou o antigo britânico em entrevista ao diário francês L’Equipe, publicada hoje.
“Sou candidato à presidência da IAAF. É necessário rever os formatos das competições”, afirmou Coe, um dos atuais vice-presidentes da IAAF.
Para o britânico, o período de nove dias para os Mundiais “é demasiado longo para os jovens atletas e transmissões televisivas” e a Liga Diamante “tem demasiadas provas”.
Coe preside ao Comité Olímpico Britânico desde 2012, depois de liderar o comité organizador dos Jogos Olímpicos Londres2012.
Lamine Diack, de 81 anos, é presidente da IAAF desde 1999, cargo que passou a ocupar depois da morte do italiano Primo Nebiolo. O senegalês já anunciou que não vai recandidatar-se ao cargo.
O principal adversário de Coe na corrida à presidência da IAAF poderá ser o ucraniano Serguei Bubka, considerado o melhor saltador com vara de todos os tempos.
Recentemente, Bubka foi um dos candidatos à presidência do Comité Olímpico Internacional (COI), perdendo as eleições para o alemão Thomas Bach.