Benfica e FC Porto aplicaram hoje “chapa 3” a Belenenses e Académica, respetivamente, mantendo entre ambos a diferença de três pontos, a uma semana de se defrontarem no Dragão, para a 13.ª jornada da Primeira Liga.
O líder Benfica venceu o Belenenses, impondo aos “azuis” a primeira derrota ao fim de oito jogos oficiais, com golos de Lima, aos 64 minutos, Enzo Pérez, na marcação de uma grande penalidade, aos 70, e Sálvio, aos 83.
A resistência da formação do Belenenses durou cerca de uma hora, até que, na sequência de um canto, Lima, que não marcava desde a sexta jornada, a 27 de setembro, no estádio da Amoreira, frente ao Estoril, colocou os “encarnados” em vantagem.
A partir daí, a partida sofreu uma metamorfose total, com o Benfica a ter finalmente espaços para meter velocidade no seu jogo, o que permitiu até que a inspiração tocasse alguns dos melhores jogadores “encarnados”.
Depois de os “encarnados” terem resolvido praticamente o encontro com o golo de Enzo Pérez, na marcação de uma grande penalidade, aos 70 minutos, Sálvio sentenciou a partida com o 3-0, na sequência de um lance espetacular de Gaitán.
Em Coimbra, dois golos de Jackson Martinez, aos 13 e 24 minutos, que contribuíram para isolar o colombiano na liderança da lista dos melhores marcadores, com 10, cedo deram ao FC Porto a vantagem no jogo com a Académica.
Com este triunfo, o FC Porto ascendeu à condição ao segundo lugar da Liga, com 28 pontos, a três do Benfica (31), mas com mais um jogo do que o Vitória de Guimarães (3.º), que domingo defronta o Sporting de Braga.
Em Vila do Conde, Rio Ave e Gil Vicente ficaram-se por um empate sem golos, numa partida em que o resultado espelha as dificuldades na finalização de ambos os conjuntos.
Os vila-condenses, que com esta igualdade se mantêm no oitavo lugar, até foram superiores, e no primeiro tempo tiveram as melhores oportunidades, perante um Gil Vicente que, apesar de ainda não ter vencido esta época, mostrou melhorias no seu futebol, sendo premiado com um ponto para a fuga à despromoção.
O Estoril bateu em casa o Vitória de Setúbal por 1-0, com um golo do cabo-verdiano Kuca, aos 27 minutos, somando a terceira vitória no campeonato - a segunda no seu terreno - e ascendeu ao 10.º lugar, com 14 pontos.
O Vitória de Setúbal, por seu lado, somou o terceiro jogo sem vencer e, à 12.ª jornada, o conjunto liderado pelo treinador Domingos Paciência ainda não conseguiu vencer fora do seu estádio.
A 12.ª jornada da Liga prossegue domingo, com os jogos Arouca-Penafiel, Moreirense-Paços de Ferreira e Sporting de Braga-Vitória de Guimarães, e encerra segunda-feira com o Nacional-Marítimo.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.