loading

Síntese: Basileia é o intruso nos oitavos, Mónaco também se apura

O Basileia, treinado pelo português Paulo Sousa, é o principal ‘intruso’ no grupo de 16 equipas que seguem para os oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de empatar hoje em Liverpool, 1-1.

Síntese: Basileia é o intruso nos oitavos, Mónaco também se apura

O apuramento da equipa suíça destaca-se na última jornada da fase de grupos da prova, em que Leonardo Jardim também tem razões para sorrir: o seu Mónaco ganhou por 2-0 na receção ao Zenit, em confronto direto que tinha o apuramento do grupo C em jogo.

A ‘lanterna vermelha’ do grupo C já se sabia que ia ficar para o Benfica, que acabou por sair de forma pouco prestigiante da prova, com mais um ‘nulo’ em casa, com o Bayer Leverkusen.

Consciente de que o jogo não tinha interesse competitivo e de que também se já antevê um ‘clássico’ para o campeonato, contra o FC Porto, Jorge Jesus optou por fazer descansar muitos titulares habituais e deu minutos de jogo a vários elementos menos utilizados.

Com este empate, o Bayer perdeu mesmo o primeiro lugar do grupo C, para o Mónaco (equipa menos batida na prova, com um golo apenas, na derrota ante o Benfica), que ganhou por 2-0 ao Zenit e chegou aos 11 pontos, contra 10 dos alemães.

Em duelo direto, Leonardo Jardim levou a melhor sobre André Villas-Boas, com os golos monegascos a serem ‘faturados’ por Abdenour e Fabinho, ambos na segunda parte. João Moutinho, que esteve no golo de Fabinho, e Danny, influente na ação do Zenit, foram os portugueses em jogo.

Muita emoção também no grupo B, que já se sabia estar ganho pelo Real Madrid, enquanto Liverpool e Basileia lutavam pela outra vaga.

A precisar de pelo menos empatar em Anfield Road, os pupilos de Paulo Sousa adiantaram-se, por Frei, aos 25 minutos. Quando já estava a jogar com 10, devido á expulsão de Markovic, o Liverpool chegou ao empate, aos 81 minutos, por Gerrard, não passando daí.

O Basileia termina o grupo em segundo, com sete pontos, contra cinco do Liverpool e bem atrás do Real Madrid (hoje com Cristiano Ronaldo e Fábio Coentrão), que fechou o ciclo com a sexta vitória e um registo perfeito de 18 pontos.

A terminar esta fase, tranquilos 4-0 ao Ludogorerts (de Fábio Espinho), com Cristiano Ronaldo a marcar mais um golo, de grande penalidade, elevando a sua contabilidade global na prova para 72 golos, o que o isola no segundo lugar dos marcadores de sempre, a dois golos de Lionel Messi.

No grupo A, bom esforço do Olympiacos, com 4-2 ao Malmo - só que o apuramento dos gregos estava dependente de uma vitória do Atlético de Madrid em Turim, o que não aconteceu.

O 0-0 no Estádio da Juventus deixa o Atlético com 13 pontos e a Juventus com 10, ligeiramente à frente do Olympiacos, que chega aos nove.

As contas já estavam clarificadas no grupo D e os dois apurados, Borussia Dortmund e Arsenal, terminaram a par, depois dos resultados de hoje - os alemães consentiram um empate ao Anderlecht (1-1) e os ingleses golearam o Galatasaray (4-1), de Bruma.

Terminam os dois com 13 pontos e vitórias por 2-0 em casa nos jogos disputados entre si, tendo os germânicos melhor diferença de golos global, para então conseguir o desempate a seu favor.

Depois dos resultados de hoje, estão já apuradas 14 equipas: Atlético de Madrid, Real Madrid, FC Barcelona, Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund, Bayern, Arsenal, Chelsea, Paris Saint-Germain, Mónaco, FC Porto, Shakhtar Donetsk, Basileia, Juventus.

Sobram ainda duas vagas, a decidir na quarta-feira - uma para Roma, CSKA ou Manchester United e a outra para Sporting ou Schalke 04.

Ao Sporting basta um empate em Londres, com o Chelsea, para seguir em frente. Se o conseguir, Portugal colocará quatro treinadores nos oitavos de final: depois de Paulo Sousa, Leonardo Jardim e José Mourinho, poderá ser a vez de Marco Silva.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?