loading

FC Porto-Benfica: Magia de Gaitán e golos de Talisca no ataque ao Dragão

O argentino Nicolás Gaitán e o brasileiro Anderson Talisca apresentam-se no domingo, no ‘clássico’ com o FC Porto, como as principais figuras de um Benfica que procura manter-se isolado na liderança da I Liga de futebol.

FC Porto-Benfica: Magia de Gaitán e golos de Talisca no ataque ao Dragão

A camisola 10 ‘encarnada’, outrora envergada por Eusébio, Coluna, Chalana, Valdo, Rui Costa ou Aimar, assenta-lhe como uma ‘luva’, mas se apenas esta época Nico Gaitán reclamou para si o número mítico, a influência do extremo no ‘onze’ de Jorge Jesus sentiu-se desde que aterrou na Luz, em 2010, para substituir o compatriota Di María.

Desde então, Gaitán já somou 198 jogos em todas as competições com a camisola da ‘águia’, nos quais apontou 28 golos. Contudo, são lances como o golo apontado em Coimbra, há duas semanas, e a jogada que culminou no golo de Salvio, no passado sábado, frente ao Belenenses, que o fazem emergir como maior ‘figura’ de um plantel que sofreu uma verdadeira ‘razia’ no verão.

No Estádio do Dragão, no Porto, o internacional argentino, de 26 anos, irá, ao que tudo indica, disputar o seu 13.º ‘clássico’, num palco onde apontou apenas um golo, no empate registado em 2011/12 (2-2).

Este ano, Gaitán participou em 19 dos 20 jogos efetuados pelas ‘águias’, tendo somente sido preterido por Jorge Jesus na quarta-feira, diante do Bayer Leverkusen, já com o jogo deste fim de semana em mente.

No que diz respeito aos tentos apontados, registam-se apenas dois: na terceira jornada do campeonato, no dérbi caseiro frente ao Sporting (1-1), e em Coimbra, no triunfo sobre a Académica (2-0), no final de novembro.

Se o extremo continua a ser um dos principais ‘artistas’ do ataque desde que foi contratado ao Boca Juniors, o brasileiro Talisca tem surpreendido tudo e todos nesta época de estreia na Luz, onde chegou proveniente do Bahia.

O jovem ‘canarinho’ (20 anos) foi o reforço benfiquista que mais se destacou nestes primeiros meses da época, desde logo assumindo-se como o principal ‘artilheiro’ do campeão nacional, com oito golos marcados nas primeiras nove jornadas da I Liga, estando neste momento a dois do colombiano Jackson Martínez (10), líder da tabela de marcadores.

Ao ‘hat-trick’ em Setúbal, na quarta jornada (5-0), seguiram-se mais cinco tentos, diante de Estoril-Praia (dois), Arouca (um), Sporting de Braga (um) e Rio Ave (um), antes do primeiro e único golo europeu da época, que ditou a vitória do Benfica sobre o Mónaco (1-0).

De resto, Talisca tem sido um dos indiscutíveis de Jorge Jesus, que apostou no esguio jogador nas 20 partidas oficiais desta época (12 no campeonato, seis na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e uma na Supertaça), entregando-lhe a titularidade em 18 ocasiões.

O desempenho do médio (‘transformado’ em avançado) em Portugal acabou por chamar a atenção do selecionador brasileiro Dunga, que o chamou para os recentes particulares com Turquia e Áustria, embora não tenha saído do banco em ambos os encontros.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?