O Sporting de Braga ultrapassou hoje o Sporting e subiu provisoriamente ao quarto lugar da Primeira Liga, após vencer no terreno do Belenenses, por 1-0, enquanto o Paços de Ferreira reforçou a candidatura europeia, na 13.ª jornada.
No Estádio do Restelo, um golo do defesa brasileiro Aderlan Santos, aos 30 minutos, garantiu o triunfo dos bracarenses, que se colocaram à condição com dois pontos de vantagem sobre o Sporting, que recebe no domingo o Moreirense.
O guarda-redes Matheus, com várias boas defesas na segunda parte incluindo a uma grande penalidade de Fredy, aos 65 minutos, manteve a vantagem do Sporting de Braga na partida, frente a um Belenenses somou a sua segunda derrota consecutiva e o terceiro jogo sem vencer.
A formação lisboeta continua no sétimo lugar mas pode ainda ser apanhada pelo Rio Ave, que defronta no domingo o Vitória de Guimarães, no Minho.
Na Mata Real, um golo do avançado Cícero, aos 90+1 minutos, deu a vitória ao Paços de Ferreira sobre o Arouca por 2-1, um resultado que permitiu à formação da casa subir provisoriamente ao sexto lugar.
Pintassilgo, aos 42 minutos, tinha dado vantagem aos visitantes, mas o uruguaio Urreta, aos 60 de grande penalidade, e depois Cícero protagonizaram a reviravolta, num jogo que teve três expulsões.
No Paços de Ferreira, Minhoca viu o cartão vermelho aos 45, enquanto Miguel Oliveira, aos 58, e Bruno Amaro, aos 83, foram para os balneários mais cedo da parte do Arouca.
Com esta vitória, a equipa de Paulo Fonseca está a um ponto do Sporting e dos lugares que dão acesso às competições europeias da próxima temporada.
Com a sua segunda vitória consecutiva, o Penafiel deixou a zona de despromoção, algo que só tinha acontecido na primeira jornada, depois de receber e bater o Nacional da Madeira, por 2-1.
O colombiano Hector Quiñonés (41 minutos) e o português Rabiola (48) marcaram os golos da formação da casa, com o sul-coreano Suk Hyun-Jun (81) a reduzir para os madeirenses.
Em último lugar e sem somar qualquer vitória continua o Gil Vicente, que desta vez empatou a um golo com a Académica, que também aparece na luta pela manutenção com apenas um triunfo alcançado na prova, à sexta jornada.
Rafael Lopes colocou os estudantes em vantagem aos 56 minutos, mas Paulinho empatou aos 76.
Numa ronda que se iniciou na sexta-feira com o primeiro triunfo do Boavista fora de casa – 1-0 em Setúbal –, o jogo grande está agendado para domingo, com o líder Benfica a defrontar o FC Porto, segundo classificado, no Estádio do Dragão.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.