A organização da 37.ª São Silvestre de Coimbra, que se realiza no dia 28, espera a participação de um milhar de atletas, disse à agência Lusa Luís Gaspar, da Escola de Atletismo local.
"Neste momento, já temos 500 inscritos e validados, mas o nosso objetivo é chegar aos mil", sublinhou o responsável da prova, que lamenta o facto de a São Silvestre do Porto ter sido adiada para o mesmo dia.
Segundo Luís Gaspar, a realização da corrida na cidade portuense pode "roubar" alguns atletas a Coimbra, embora não se preveja que seja em número significativo.
Para já, acrescentou, estão confirmadas as presenças dos atletas Hermano Ferreira, que vai ser o padrinho da prova, e de António Silva e Ricardo Dias, todos do Sporting Clube de Portugal.
Com uma extensão de cerca de 10 quilómetros, a São Silvestre de Coimbra inicia-se e termina junto ao Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, na Praça Heróis do Ultramar, passando pela Baixa de Coimbra.
A corrida é aberta a atletas masculinos e femininos e atribui, ao contrário dos outros anos, um prémio monetário de 250 euros ao primeiro classificado de cada escalão, além de troféus e lembranças aos participantes.
Paralelamente, e sem caráter competitivo, a organização promove ainda uma mini-São Silvestre para atletas dos escalões benjamins até aos juvenis e uma caminhada na distância de cinco quilómetros.
Promovida pelo município da cidade, a 37.ª São Silvestre de Coimbra disputa-se no dia 28 de dezembro, a partir das 18h30, com animação durante o percurso, a cargo de dois grupos musicais, o que representa uma novidade em relação a edições anteriores.
As inscrições podem ser efetuadas através dos endereços eletrónicos saosilvestredecoimbra.blogspot.pt ou app.weventual.com até ao dia da prova, desde que o limite de inscrições não esteja atingido.