O árbitro internacional português Pedro Proença foi hoje nomeado pela FIFA para dirigir o jogo de atribuição do terceiro e quarro lugares do Mundial de clubes de futebol, no sábado, em Marraquexe, Marrocos.
A equipa liderada por Pedro Proença, constituída ainda por Bertino Miranda e José Trigo, arbitrará o jogo entre os mexicanos do Cruz Azul e os neozelandeses do Auckland City.
O jogo da final, entre o Real Madrid e o San Lorenzo, da Argentina, será dirigido por Walter Lopez, da Guatemala.
Pedro Proença, o árbitro designado pela UEFA para este Mundial de clubes, era apontado como favorito a dirigir a final, mas acabou por ser escolhido para o jogo que define o terceiro lugar do “pódio”.
Na quinta-feira, o presidente do San Lorenzo, Matías Lamens, manifestou-se contra a possível nomeação de Pedro Proença para a final e pediu à FIFA para resistir à “capacidade de ‘lobby’ do Real Madrid” relativamente à nomeação do árbitro para a final da prova.
“Parece-nos lógico que não seja um português, mas sim um árbitro de outro continente que não o europeu ou o sul-americano [a dirigir a final]”, defendeu Lamens.