O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) manteve hoje o castigo ao FC Barcelona, que ficará assim impedido de inscrever novos jogadores nas duas próximas janelas de transferências, devido a irregularidades na contratação de futebolistas menores.
Depois de terem sido punidos pela FIFA e verem o castigo confirmado pelo Comité de Recursos do organismo, os catalães veem agora o TAS manter a decisão, pelo que apenas poderão contratar jogadores em janeiro de 2016.
“O painel considerou que o FC Barcelona violou as regras de proteção de menores e de registo de menores nas academias de futebol. A decisão da FIFA é confirmada na sua totalidade e a sanção continua em vigor”, lê-se no comunicado do TAS.
O TAS adiantou ainda que vai revelar os fundamentos da sua decisão em breve.
Na decisão anunciada em abril, a FIFA tinha também multado o clube catalão em 450 mil francos suíços (cerca de 371 mil euros).
A FIFA considerou também responsável a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por ter autorizado o registo dos jogadores e multou a entidade em 500.000 francos suíços (cerca de 412 mil euros).
A RFEF deverá ainda ajustar os seus regulamentos sobre a contratação de menores.
O FC Barcelona acabou por poder contratar jogadores no mercado de verão, depois de ter recorrido da decisão para o Comité de Apelo da FIFA, que suspendeu a pena até tomar uma posição.
Para esta época, os “blaugrana” gastaram cerca de 150 milhões de euros em contratações, com destaque para a aquisição do uruguaio Luis Suarez ao Liverpool, que terá custado cerca de 95 milhões de euros.