O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recordou hoje Eusébio como "um embaixador de Portugal" e destacou a genialidade e humildade do antigo futebolista, no dia em que se completa um ano sobre a morte do ‘Pantera Negra’.
"Era um jogador de eleição, um génio. Como pessoa, destaco a sua maneira de estar, a humildade e a forma como convivia com os amigos. Era um embaixador de Portugal. Agora pergunta-se por Ronaldo, mas, quando eu era miúdo, perguntava-se por Eusébio", afirmou Fernando Santos, à margem da cerimónia de inauguração toponímica da Avenida Eusébio da Silva Ferreira, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa.
O técnico salientou a forma como o Benfica e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiram imortalizar o antigo internacional português.
"É uma homenagem a alguém que levou tão longe e tão alto o nome de Portugal. É uma homenagem do clube que ele tanto amava, o Benfica, mas devemos estar todos reconhecidos e acho muito bem que a Câmara Municipal de Lisboa lhe preste esta homenagem", referiu.
A Avenida Eusébio da Silva Ferreira, troço da Segunda Circular que passa em frente ao Estádio da Luz, em Lisboa, foi hoje inaugurada, em memória do antigo futebolista português, que faleceu há precisamente um ano.
O referido troço será, a partir de hoje, a morada oficial dos "encarnados" e do recinto desportivo.
Eusébio da Silva Ferreira, para muitos o melhor de sempre no futebol português, morreu na madrugada de 05 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.