O técnico Rui Vitória admitiu hoje que o Benfica é favorito, mas assegurou que o Vitória de Guimarães vai à Luz, sábado, na 16ª jornada da I Liga de futebol, para tentar ganhar.
O treinador dos vitorianos elogiou o Benfica, "uma equipa muito forte" que, pelo orçamento que tem e por jogar em casa, é favorito, disse ter "noção das duas realidades", mas frisou a possibilidade do Vitória de Guimarães lutar para vencer.
"Temos os pés bem assentes no chão e a noção das duas realidades, vamos defrontar uma equipa muito forte, que perdeu poucos pontos e será um jogo complicado, mas temos capacidade e esta é uma boa oportunidade para os meus jogadores. É um jogo muito interessante de se jogar", afirmou na antevisão da partida.
Lamentando a ausência de alguns dos jogadores mais experientes, prometeu que a sua equipa terá o "atrevimento normal, mas também a responsabilidade de quem parece que tem mais idade e vai à procura da vitória".
Sobre a turma orientada por Jorge Jesus, considerou que os seus "20 e tal jogadores jogavam em 15 equipas portuguesas" e que "o Luisão tem mais jogos do que os jogadores do Vitória todos juntos", mas notou que a sua equipa já venceu o Sporting (3-0) e empatou com FC Porto (1-1) e Sporting de Braga (0-0), o que "dá alguma tranquilidade" porque a equipa deu "conta do recado perante adversários muito complicados".
Revelou que a classificação atual do Vitória, terceiro lugar, com 31 pontos, não era a esperada no início do campeonato, "mas o mérito é dos jogadores, que aproveitaram muito bem esta onda", e, estando nessa posição, é por ela que vão lutar.
"Não vamos olhar para a 10.ª posição. Já que estamos ali, vamos lutar com ‘unhas e dentes’ por essas posições e ganhar pontos", disse.
Admitiu perder André André no mercado de inverno, ainda que não seja essa a sua vontade, até porque o considera "o médio que pensa melhor o jogo em Portugal"
"Quem anda nesta vida e num clube como o nosso, já sabe que isto pode acontecer. Naturalmente fico com pena, mas há jogadores que estão a ter desempenhos muito bons e o André, para mim, é o médio que pensa melhor o jogo em Portugal ", disse.
Para o técnico, o desempenho de André André, que na última jornada assinou um ‘hat-trick’ diante do Nacional, devia até ser mais valorizado por não acontecer numa equipa de topo.
"Não é por ser pequeno, careca ou jogar no Vitória de Guimarães que se deve tirar-lhe o valor. Pensa o jogo mais rápido que os outros médios em Portugal e se sair é porque merece", disse.
Questionado sobre se a saída de Enzo Perez torna o Benfica menos forte, notou que o médio argentino que foi para o Valência "é um jogador de nível elevadíssimo", mas que "há de haver lá uma solução muito boa".
Vitória de Guimarães, terceiro classificado, com 31 pontos, e Benfica, primeiro, com 40, defrontam-se no sábado, às 17:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, jogo que será arbitrado pelo portuense Rui Costa.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.