O responsável pela arbitragem da UEFA, o italiano Pierluigi Collina, classificou hoje Pedro Proença "como um dos melhores árbitros europeus" e manifestou o desejo de que o português não termine já a carreira.
O ex-árbitro, que falava à margem do "Football Talks", evento que termina hoje no Centro de Congressos do Estoril, abordou as recentes afirmações de Proença, que ponderava retirar-se da arbitragem, caso apitasse a final do último Mundial de Clubes, algo que acabou por não se verificar.
"É uma decisão pessoal dele. O Pedro Proença é um dos melhores árbitros da UEFA. Em 2012, dirigiu as finais da Liga dos Campeões e do Campeonato da Europa. Gostaria que continuasse connosco por mais tempo, porque acredito que será muito importante para nós. No entanto, todos terão de respeitar a decisão que ele vier a tomar", afirmou.
Ainda assim, Collina revelou já ter falado com o árbitro internacional português sobre essa situação: "No último verão tentei convencê-lo a prosseguir a carreira."
Por outro lado, o responsável pela arbitragem europeia acredita que, após o final da carreira, o português vai continuar a ser um ativo importante para a UEFA, ajudando na formação de jovens árbitros.
"A UEFA está sempre recetiva a utilizar árbitros de topo, para ajudarem a formar as novas gerações de árbitros. Já criámos um grupo de treinadores de árbitros, composto por juízes retirados ou que estiveram no ativo na época anterior. A nossa intenção é manter estes árbitros com grande potencial de ensinamento, para que passem o conhecimento para os mais jovens", referiu.
O "Football Talks", evento promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, juntou entre terça-feira e hoje, no Centro de Congressos do Estoril, várias figuras do futebol mundial.