O Comité Paralímpico Internacional (IPC) atribuiu hoje a Portugal a organização do campeonato europeu de natação adaptada de 2016, que irá decorrer no Funchal, anunciou a Federação Portuguesa de Natação (FPN).
Para o presidente da FPN, o evento, que decorrerá entre 24 de maio e 04 de junho, poderá ser “um motor de desenvolvimento da prática da prática desportiva e consequente aumento do número de nadadores com deficiência” e uma forma de “afirmar Portugal como organizador de grandes eventos desportivos”.
Em declarações reproduzidas pela FPN, António José Silva considera que a prova “servirá também como culminar do processo da inclusão da natação para pessoas com deficiência na sua estrutura organizativa”.
A prova, que será a última de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, deverá juntar no complexo olímpico de piscinas da Penteada cerca de 500 praticantes e mais de 300 elementos de ‘staff’.
No último Europeu de natação adaptada, realizado em Eindhoven, na Holanda, Portugal conquistou duas medalhas de bronze por intermédio de David Grachat nos 400 metros livres S9 e por Nelson Lopes nos 50 metros costas S4.
A edição de 2015 disputa-se em julho, na cidade escocesa de Glasgow.