O holandês Mino Raiola, empresário de futebolistas como Zlatan Ibrahimovic, Mario Balotelli ou Paul Pogba, revelou hoje estar a considerar concorrer contra Joseph Blatter à presidência da FIFA.
“O pensamento de Blatter ganhar outro mandato deixa-me doente”, salientou Raiola, que defende “maior democracia e transparência” dentro do organismo que rege o futebol mundial.
Mino Raiola, que nasceu em Itália e emigrou com os pais em criança para a Holanda, revelou ao jornal Het Volkskrant que já manteve contactos com cerca de 20 presidentes de federações nacionais.
Para se candidatar à FIFA, o holandês, de 47 anos, tem de ter pelo menos o apoio de cinco federações e ter desempenhado um papel ativo no futebol durante dois dos últimos cinco anos.
O francês Jerome Champagne, antigo dirigente da FIFA, e o ex-internacional David Ginola, também já mostraram interesse em desafiarem Blatter, bem como o jordano Ali Bin Al Hussein, vice-presidente do organismo.
Os candidatos têm de formalizar as suas candidaturas até à meia-noite de quinta-feira, 29 de janeiro. As eleições estão previstas para o congresso a ter lugar em Zurique, em maio.
Blatter, de 78 anos, na presidência da FIFA desde 1998, já anunciou que vai concorrer a um quinto mandato à frente do organismo.