Declarações dos treinadores de Marítimo, Leonel Pontes, e FC Porto, Julen Lopetegui, após o jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que terminou com a vitória dos madeirenses por 1-0.
Leonel Pontes (Treinador do Marítimo): "O Marítimo teve mérito pela forma como defendeu o resultado na segunda parte, contra uma grande equipa e grandes adversidades.
Fomos eficazes na primeira parte, o FC Porto não, apesar de ter tido mais posse de bola. A partir dos 75 minutos, tudo se complicou.
Lutámos pela posse de bola, retirámos espaço ao adversário em zonas mais perigosas como na zona frontal, onde o Jackson [Martínez] e o Olíver podiam criar desequilíbrios.
[Raúl Silva] fez um corte profundo na pálpebra e foi expulso, ficámos muito tempo a jogar em inferioridade numérica.
Tenho de dar os parabéns aos jogadores, que foram os obreiros desta vitória conseguida a ferros, num jogo em que se pedia determinação, empenho e superação e eles superaram-se hoje".
Julen Lopetegui (Treinador do FC Porto): "É evidente que se tens várias oportunidades, algumas muito claras, e não acertas na baliza contrária. Faltou eficácia. No primeiro remate que o Marítimo fez à baliza, marcaram e tudo se tornou mais difícil. No futebol, o que se premeia são os golos. É um campo complicado devido ao estado do relvado.
Se não houvesse uma falta de tranquilidade nos últimos dez minutos, tudo seria diferente. Aos 90+2 minutos, houve uma grande penalidade sobre o Gonçalo [Paciência] que o árbitro não viu e que nos podia ter ajudado.
Temos menos três pontos do que queríamos. Faltam jogos difíceis que queremos ganhar.
É evidente que não acabou nada. Não deitamos a toalha ao chão. Estamos na primeira jornada da segunda volta, faltam 16 jogos. Se há uma equipa [Sporting] que está a dez pontos e é candidata, nós também somos.
Estamos tristes mas agora vamos levantar-nos amanhã e pensar já no jogo com a Académica".